Fortaleza recebe Conferência Internacional de Filosofia

Promovido pela Nova Acrópole, evento traz a filósofa e jornalista espanhola María Dolores Fernández-Fígares para falar sobre temas como o amor e a imortalidade da alma.

334
Foto: Divulgação / Evento

O amor é um dos aspectos mais importantes da nossa vida, no entanto, ainda não sabemos ao certo o que é esse sentimento e até onde ele pode nos levar. Para tratar do assunto, a Organização Internacional Nova Acrópole traz pela primeira vez a Fortaleza a filósofa e jornalista espanhola María Dolores Fernández-Fígares. A III Conferência Internacional de Filosofia terá como tema “O Amor e Imortalidade da alma, segundo Platão” e acontecerá dia 4 de agosto, às 19 horas, no Hotel Tulip In.

Muitas pessoas falam do amor platônico como um amor impossível, mas esse é na verdade um amor que faz possível os impossíveis, por isso a insistência de Platão em que precisamos aprender a amar.

“Vivemos em um mundo em que o amor faz falta, mas não apenas o amor que pode ser desperto pelo reconhecimento da beleza corporal, ou pela presença do belo na natureza, mas sobretudo, por uma vida moral, uma beleza interior que nos faz ter sede de imortalidade”, explica Kelly Aguiar, diretora da Nova Acrópole Fortaleza.

Na ocasião, a escritora também lança a edição em português do livro “Os Amigos de Platão”, onde apresenta uma espécie de antologia de autores influenciados pelo filósofo grego. “São amigos de Platão, porque eles também amam a Verdade e conseguiram fazer do legado do pensador grego uma constante fonte de inspiração e ainda desenvolver um sistema filosófico, baseando alguns de seus pilares na doutrina de quem é considerado um dos pais da filosofia ocidental”, explica Dolores.

O livro também faz um passeio pelas diferentes doutrinas filosóficas e correntes culturais que se desenvolveram ao longo da história das ideias, dos sucessores mais diretos da Grécia clássica aos pensadores britânicos do século XVII, através do Renascimento italiano ou o Bizâncio medieval.

Sobre a palestrante: Dolores é jornalista, formada em Ciências da Informação pela Universidade de Navarra e PhD em Antropologia pela Universidade de Granada. É a autora de “A colonização do imaginário. Imagens de África” (Universidade de Granada, 2003) e de “Novas silhuetas Granadinas” (Comares, 2004), série de biografias de figuras proeminentes na cidade de Granada. Foi diretora acadêmica da Escola de Comunicação (ESCO) de Granada, de 2004 a dezembro de 2013, onde dirigiu o Observatório de Gênero e Mídia. Em paralelo à sua atividade profissional, cultiva o estudo da Filosofia, ministrando cursos e palestras e colaborando em publicações antropológicas e filosóficas.

Serviço:

Conferência Internacional de Filosofia – O Amor e Imortalidade da alma, segundo Platão.
Data: 04 de agosto
Horário: 19 horas
Local: Hotel Tulip In (Avenida Abolição, 3340)
Investimento: R$ 160,00 (Inteira) R$ 80,00 (Meia). Vagas limitadas.
Mais informações: (85) 98212-8182 ou 4011-1572 ou no site www.acropole.org.br/fortaleza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here