Foto: Divulgação / Evento
Foto: Divulgação / Evento

Desde a invenção da fotografia, aconteceram várias tentativas de fixar a imagem em algo que pudesse ser preservado, um material que fosse durável. Por isso, é importante saber que existem objetos muito diferentes entre si e que cada material possui sua particularidade, principalmente ao tratar sobre conservação. O responsável por coleções fotográficas deve ser capaz de compreender as técnicas de produção, os materiais utilizados, estruturas, tempo de existência, de que forma uma peça pode se deteriorar e ter uma ideia de como evitar que isso aconteça e/ou minimizar os danos.

Foi por compreender a importância de manter uma coleção da maneira correta, que o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) está trazendo Juliana Buse para uma oficina imperdível sobre conservação preventiva de acervos fotográficos. A oficina acontecerá no próximo fim de semana (dias 07 e 08 e julho) e os encontros serão detalhados, com todo o material necessário incluso.

Conteúdo

Parte teórica:

– Conceitos
– Estrutura e tipologia das fotografias
– Fatores de deterioração
– Controle ambiental e de pragas
– Boas práticas de manuseio e acondicionamento

Parte prática:

– Higienização
– Acondicionamento

Perfil Juliana Buse – Atualmente, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda em Conservação e Restauro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DCR/FCT/UNL), com formações em conservação e restauro de fotografia e outros documentos gráficos. Seus interesses de ensino e pesquisa incluem conservação e restauro de manuscritos históricos e acervos fotográficos e gestão de riscos em acervos em papel.

Sobre o Museu

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:

Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos

Dias: 07 e 08 de julho (sábado e domingo)
Horário: sempre de 13h às 17h
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Pré-inscrições: pelo e-maililinscricao@museudafotografia.com.br
Inscrições: R$150,00 (somente em dinheiro, presenciais, no Museu)
Mais informações: (85) 3017-3661

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here