ANDY Dramaturgia: Gero Camilo e Victor Mendes Direção: Gero Camilo Elenco: Gero Camilo e Victor Mendes Fotos: Roberto Setton | Divulgação
O artista americano Andy Kaufman, vanguardista na comédia, é interpretado por Victor Mendes em espetáculo dirigido por Gero Camilo. Foto:

O Cineteatro São Luiz será palco, no próximo dia 28 de setembro, de “Andy”, novo espetáculo da Cia Tertúlia de Acontecimentos. Com direção de Gero Camilo e texto também dele, em parceria com Victor Mendes, a peça faz um mergulho na vertiginosa trajetória do performer americano Andy Kaufman, um humorista à frente do seu tempo. O espetáculo dialoga com os pensamentos transgressores do artista tido como morto em 1984 nos EUA.

A história, uma “biografia ficcional”, traz Victor Mendes como Andy Kaufman e Gero Camilo como Laika, a cadela russa que foi o primeiro animal a viajar para o espaço. Gero interpreta ainda personagens que fizeram parte da vida do artista, como o empresário George Shapiro e o melhor amigo, Bob Zmuda. “Faremos um paralelo entre o homem que tira o pé do chão e está com a cabeça na Terra e o homem que está na Terra mas tem a cabeça na Lua”, explica o diretor.

Embora o artista americano seja mais conhecido por ser um humorista, o espetáculo “Andy” não pode ser classificado apenas como uma comédia, mas também como um espaço para se emocionar com a carreira meteórica de Andy Kaufman.

Sobre Andy Kaufman:

Andy Kaufman (Nova Iorque, 17 de janeiro de 1949 – Los Angeles, 16 de maio de 1984) foi um cantor, dançarino e ator performático estadunidense. O artista quebrou as estruturas da comédia convencional, apresentando números vanguardistas no teatro e outros eventos públicos diversos. O performer misturava a própria vida com a arte e é pioneiro nessa linguagem que buscava desenvolver.

Nesse universo, interpretava personagens que escondiam sua verdadeira identidade, como o cantor Tony Clifton. Seus números irreverentes e criativos o tornaram célebre nos Estados Unidos. Fez sucesso no programa Saturday Night Live e ganhou a admiração de críticos e artistas diversos com suas performances.

Mas Kaufman não se considerava humorista e começou a realizar piadas herméticas para se relacionar com o público. Muitas vezes, irritava seus espectadores com pegadinhas, além de inventar falsas histórias para a imprensa americana. Kaufman queria ser o melhor artista do mundo e, após ser demitido da ABC, passou a fazer shows em ringues de luta livre, onde desafiava mulheres. Muitos o consideraram louco durante essa fase, mas Kaufman, muito além da realidade, estava interpretando seus personagens realísticos.

Devido ao estilo de humor conhecido por encarnar alteregos e aplicar trotes em si mesmo, especula-se até mesmo que o comediante, morto vítima de um câncer em 1984, aos 35 anos, poderia, pelo contrário, estar vivo.

Sobre a Companhia Tertúlia de Acontecimentos:

Criado em janeiro de 2016, a Companhia Tertúlia de Acontecimentos é formada pelos atores Gero Camilo e Victor Mendes e pela produtora cultural Flávia Corrêa.

O significado de Tertúlia é agrupamento ou reunião de pessoas para trocarem conhecimento no campo das artes e pensamentos, justamente o propósito desta nova companhia, que pretende criar espetáculos com dramaturgia própria e alheia, a partir da experiência cênica. Arte e Pensamento no Teatro.

O primeiro trabalho que a companhia assinou, nasceu em 2015 em Portugal é a peça “Caminham nus empoeirados”. Soma-se ao repertório da Companhia as peças “Aldeotas”(2004) ,”Cartas à/de Pio”(2014), “Razão Social” (2016), “Plinioceia Desvairada” (2017) (homenagem a Plinio Marcos), “Andy “ (2018). Estreia ainda este ano o espetáculo infantil “Umbigo”.

Link para download de trecho da peça:
ANDY_LUTA LIVRE_HD.mp4

Serviço:

ANDY, com Victor Mendes e Gero Camilo
Local: Cineteatro São Luiz
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro – Fortaleza
Data: Sexta, 28 de setembro de 2018
Horário: 19h

Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$20,00(inteira) / R$10,00(meia)
Bilheteria Cineteatro São Luiz Fortaleza

Os ingressos já podem ser adquiridos de terça a sábado, de 10h às 18h30. Venda com taxa de conveniência no site da Tudus: https://www.tudus.com.br/evento/cineteatro-sao-luiz-andy-com-victor-mendes-e-gero-camilo

Contato: (85) 3252.4138

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here