Foto: Divulgação / Assessoria
Foto: Divulgação / Assessoria

O Curta O Gênero (COG), evento cujo foco é nas discussões de gênero, sexualidades e feminismos, chega em 2018 à sétima edição, entre os dias 11 e 16 de setembro. O evento avança a cada ano ao trazer para o público uma programação gratuita que tem a diversidade como tema central.

A programação traz várias atividades, como mostra de curtas-metragens, exposição de fotografias e ilustrações, simpósios e seminários, teatro, oficinas e minicursos em um mergulho estético-político nos campos dos feminismos, gênero e sexualidades.

A abertura aconteceu no dia 11, às 14 horas, com a primeira mesa do VII Seminário Gênero Cultura e Mudança, na Caixa Cultural Fortaleza. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Centro Cultural Belchior, também receberam parte do projeto. Todas as atividades são gratuitas, mas é possível ser solidário e colaborar com as ONG Velaumar e a Associação Beneficente de Educação e Cultura Nossa Senhora da Conceição, doando um quilo de alimento não perecível, um brinquedo ou um livro infantil. Os interessados em participar das atividades devem fazer o credenciamento, no dia 11, a partir das 9h.

Ao longo dos seis dias de evento, o público confere no Teatro da Caixa Cultural cinco mesas de debates do VII Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança e poderá participar também das rodas de conversa que ocorrerão todas as manhãs no foyer do Teatro.

Pesquisadoras e ativistas de projeção internacional participarão do evento, dentre elas Amelinha Teles, Maria Lygia Quartim de Moraes e Mariana Mora Bayo (México).

Ainda dentro da programação do evento, até o dia 30 de setembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe a VII Exposição Fotográfica “Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares” e a II Exposição de Ilustrações “Expressões de Gênero”.

As exposições se dedicam a transitar pelos campos das questões de gênero e sexualidade e suas interseccionalidades e ficam abertas à visitação do público das 14h às 20h.

Mostra Audiovisual

A programação da Mostra Audiovisual Internacional também vem forte esse ano. De mais de 360 curtas-metragens inscritos, a Mostra exibirá 52 produções de 12 estados brasileiros e 13 países. Exibirá ainda dois projetos da própria Fábrica de Imagens, o documentário “Horizontes Incertos” sobre direitos humanos, conservadorismo e neoliberalismo e o programa de TV Gênero Plural.

Para fechar as atividades no fim de semana, o destaque fica para os dois longas-metragens convidados, “Chega de Fiu Fiu” de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão e “Abrindo o Armário” de Dário Menezes e Luís Abramo.

Lançamento de livros

Durante a programação serão ainda lançados livros da Fábrica de Imagens e das convidadas Maria Lygia Quartim de Moraes (Unicamp), Rosane Borges (escritorae articulista da Carta Capital), Alinne Bonetti (UNIPAMPA), Gláucia Fraccaro (PUC Campinas) e Salete Maria da Silva (UFBA).

Colorindo o Gênero

A grande novidade para este ano é a realização do I Colorindo o Gênero, uma série de oficinas e exibições audiovisuais específicas para crianças, pensadas pela Fábrica de Imagens, pelos projetos de extensão Nucepec/UFC e Reapodere/UNILAB, pelo Coletivo Transvê de Sobral e pelas ativistas indígenas Telma e Beatriz Pacheco

Sobre o Curta O Gênero

Realizado pela Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura e com a produção do Ponto de Cultura Outros Olhares e do Centro de Referência em Cultura, Arte, Comunicação e Novas Tecnologias para a Promoção dos Direitos Humanos, da Equidade de Gênero e da Diversidade Sexual – Cacto.

O COG conta, ainda, com o apoio da Caixa Cultural Fortaleza, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e Enel por meio da Lei do Mecenato Estadual, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Centro Cultural Belchior.

O evento é realizado desde 2012 e, em seis edições, aproximadamente 300 obras audiovisuais já foram selecionadas e exibidas de um total de pouco mais de 1000 inscritas.

Destaques

Os seminários apresentam mesas com nomes nacionais e internacionais como Lucy Mirtha Ketterer Romero (Temuco/Chile), Natalia Cabanillas (Argentina), Artemisa Odila Candé Monteiro (Guiné Bissau), Graziele Dainese (UNILAB), Wânia Pasinato (USP), Karla Bessa (UNICAMP), Ana Veloso (UFPE), Mirla Cisne (UERN) dentro outros.

Serviço

Curta O Gênero 2018
Quando: 11 a 16 de setembro
Onde: Caixa Cultural (Av. Pessoa Anta, 287- Praia de Iracema) Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema) e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ( Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

Entrada Gratuita

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here