Quinteto Alberto Nepomuceno. Foto: Divulgação / Evento

O Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno será o próximo grupo a se apresentar no Clássicos na Lagoa. O projeto será realizado na segunda sexta-feira do mês de novembro, dia 9, às 17 horas, na lagoa do Porangabussu. O tema do concerto será a música para Quinteto de Sopros no romantismo e o repertório abordará músicas dos compositores Franz Danzi, Anton Dvorak, PiotrIlith Tchaicovsky e Paul Taffanel.

Criado em 1998, o Quinteto de Sopros foi o primeiro grupo do Ceará cuja formação inclui os seguintes instrumentos: flauta, oboé, clarineta, fagote e trompa. Desde o início do século XIX muitos compositores escreveram para esta formação, que tem uma sonoridade ímpar. Fundado pelo professor e flautista Heriberto Porto, o quinteto é formado por profissionais renomados e jovens com experiência na música de câmara e como solistas. São eles: Ewerton Castro (oboé), Jonatas Gaudêncio (clarineta), Robson Lima (trompa) e Francisco Sousa (fagote).

O grupo se apresenta regularmente junto à Orquestra Eleazar de Carvalho de Fortaleza e em recitais e eventos como a Feira da Música, o Festival Vida e Arte e em centros culturais como o Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desde 1998 está à frente de projetos como a Sexta Erudita no Theatro José de Alencar, onde mensalmente, durante um ano, fez recitais didáticos gratuitos de música erudita e oficinas de música.

A escolha do nome é uma homenagem ao grande maestro e compositor cearense Alberto Nepomuceno, um dos pioneiros da utilização de uma linguagem nacional em suas composições já no século XIX.

O projeto Clássicos na Lagoa foi iniciado em 2016, por iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), com o propósito de promover cultura e estimular práticas de promoção da saúde. A instituição está construindo um hospital com alto padrão de qualidade no atendimento de doenças cardiológicas, dentre outras especialidades. O projeto tem o apoio da Enel.

Serviço

Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno
Local: Lagoa do Porangabussu
Data: 9 de novembro de 2018 – sexta-feira
Horário: 17 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here