A Prefeitura de Fortaleza inicia, neste domingo (01/12), a programação do “Dezembro Vermelho”, com diversas atividades alusivas ao dia Mundial de Luta Contra a Aids, no Centro Cultural Belchior, a partir das 16h. O tema deste ano é “Aids – vencendo preconceito e ampliando a assistência” e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento oportuno contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). No decorrer do evento, haverá abordagens educativas com a distribuição de preservativos, além da oferta de testes para glicemia e aferição da pressão arterial. A programação é realizada em parceria com o “Fórum do Movimento Social de Luta contra Aids” do Estado do Ceará

Durante a programação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificará as ações de prevenção ao HIV/Aids nos 113 postos de saúde da Cidade, com apresentações de vídeos, palestras e a busca ativa para realização do teste rápido no território. Ações de sensibilização em praças e órgãos públicos também serão promovidas durante todo mês.

Segundo o coordenador da área técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Marcos Paiva, as ações que acontecem durante todo ano são reforçadas neste período. “Intensificamos durante todo o mês de dezembro as ações de sensibilização alertando para os cuidados contra as doenças sexualmente transmissíveis. Desta forma, proporcionamos à população um diagnóstico oportuno. Quanto antes for detectado o vírus no organismo, menor será a possibilidade do indivíduo desenvolver complicações advindas da infecção pelo HIV”, destaca.

Participam da programação a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Frente Parlamentar de Luta contra a Aids e a Rede Cuca.

Saiba mais

Fortaleza dispõe de uma rede que possibilita o diagnóstico oportuno de HIV/Aids, com oferta de testes nos postos de saúde e nos serviços ambulatoriais especializados, além do Centro de Testagem e Aconselhamento. Todo o processo é sigiloso e o resultado sai em até 30 minutos. O atendimento envolve ainda o aconselhamento pós-teste, no qual o profissional tira dúvidas sobre o resultado e faz os devidos encaminhamentos para os casos diagnosticados reagentes.

Durante o ano de 2019, foram feitos aproximadamente 50 mil testes rápidos e distribuídos cerca de 12 milhões de preservativos na capital cearense. Na rede municipal, são atendidas 7.180 pessoas vivendo com HIV/Aids, por meio dos Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE).

Confira mais informações acessando ao Canal Saúde.

(https://saude.fortaleza.ce.gov.br/dezembrovermelho)

Serviço:
Abertura do “Dezembro Vermelho”
Data: 01/12 (domingo)
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here