Agência da Boa Notícia abre inscrições para o Prêmio Gandhi de Comunicação 2018

422
Nesta edição, os candidatos poderão se inscrever no prêmio online. Além disso, o Prêmio Gandhi traz também como novidade o fortalecimento da categoria Produtor de Conteúdo online, que passa a contemplar jornalistas e publicitários de todo o País

A Agência da Boa Notícia reitera o seu compromisso com a disseminação da Cultura de Paz na comunicação e lança a 11ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação. As inscrições estão abertas e seguem até 05 de outubro de 2018.

Nesta edição, a Agência da Boa Notícia realiza algumas mudanças no edital. Além de abrir possibilidades para uma maior participação de nacional, a premiação se adapta às novas tecnologias com a digitalização do prêmio. Os candidatos poderão se inscrever no prêmio online, com exceção da categoria de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será feito presencialmente.

Ao constatar o crescente interesse de profissionais de outros estados em participarem do Prêmio Gandhi de Comunicação, a Diretoria da ONG decidiu fortalecer a categoria de produtor de conteúdo online. 

Nesta 11ª. edição, a categoria contempla jornalistas e publicitários de todo o País, que poderão concorrer com trabalhos de Jornalismo para internet, peças ou campanhas publicitárias que se enquadrem na temática da Cultura de Paz na Comunicação, veiculados no âmbito digital (sites, portais, blogs, videologs ou Youtube), no período estabelecido pelo regulamento, disponível no site da ABN – www.boanoticia.org.br, junto com a ficha de inscrição.

As mudanças representam ainda a absorção de três categorias por outras, passando de 11 para oito. A categoria de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo para Internet, ambas para profissionais, são agora contempladas pelo conteúdo online; e a de estudante de Publicidade e Propaganda, pela de mídia eletrônica para estudantes.

A diretora de comunicação, jornalista Angela Marinho, justifica os ajustes a partir das experiências adquiridas nesses 10 anos de premiação, levando em consideração o maior ou menor interesse de participação dos candidatos.

“O fortalecimento da premiação de conteúdo online, agora aceitando a participação de produções de temática nacional, atende a uma demanda crescente nas últimas edições, quando recebemos inscrições de veículos de comunicação de abrangência nacional como a BBC Brasil, Globo News, Portal UOL e Diário Catarinense (SC). A nacionalização do Prêmio Gandhi vem ao encontro de uma perspectiva de nacionalização da Agência da Boa Notícia, desde a sua fundação”, comemora a jornalista. 

Categorias

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2018 abrange 08 (oito) categorias, sendo 04 (quatro) voltadas para jornalistas profissionais, – 03 (três) para estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e 01 (um) para produtor de conteúdo online (para jornalistas e publicitários). Haverá uma menção honrosa para o professor orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As categorias são:

  • Profissional Jornalismo Impresso
  • Profissional Telejornalismo
  • Profissional Radiojornalismo
  • Profissional Fotojornalismo
  • Produtor de conteúdo online para jornalistas e publicitários – Serão considerados conteúdos online trabalhos autorais, de temática nacional, publicados em blogs, portais, sites, Youtube e videologs, produzidos e divulgados no País.
  • Estudante – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2017.2 a 2018.1;
  • Estudante – Reportagem de mídia impressa produzida por aluno (ou grupo de alunos) de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs;
  • Estudante – Mídia eletrônica (produção de rádio, TV, fotografia, internet ou publicidade) produzida por aluno (ou grupo de alunos) de Jornalismo ou Publicidade e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs.

Quem pode participar?

Podem inscrever-se jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Jornalismo, com atuação no Estado do Ceará ou em outros estados, desde que os trabalhos inscritos sejam sobre ações e fatos do Ceará.

A exceção é a categoria produtor de conteúdo online, que tem abrangência nacional e aceitará inscrições de jornalistas e publicitários, desde que os trabalhos estejam dentro do contexto da Cultura de Paz e tenham sido veiculados no âmbito digital.  As inscrições podem ser de trabalhos individuais ou de equipes.

Os trabalhos concorrentes devem ter sido publicados ou veiculados em qual período?

Serão aceitos trabalhos veiculados ou apresentados no período de 2 de julho de 2017 a 31 de julho de 2018. No caso dos TCCs devem ter sido defendidos e aprovados por banca da IES, nos períodos letivos de 2017.2 a 2018.1.

Como e onde fazer a inscrição?

As inscrições serão realizadas online, com exceção da categoria de TCC, que será feito presencialmente. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da entidade – www.boanoticia.org.br.

As inscrições presenciais deverão ser realizadas na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307, Aldeota, Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

Qual o prazo de inscrições?

As inscrições terminam no dia 05 de outubro de 2018, às 23h59 (se realizadas pelo site). As inscrições presenciais serão encerradas no dia 05 de outubro, às 18 horas.

Prêmio Gandhi

O Gandhi é um instrumento incentivador de boas notícias. Lançado em junho de 2007, foi o primeiro produto da ABN, idealizado com o objetivo de instigar jornalistas e comunicadores a produzir boas notícias sobre Cultura de Paz.

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2017 registrou recorde de inscrições, com 129 trabalhos. Desde 2008 foram inscritos 794 trabalhos. Desse total, 502 foram inscrições de profissionais, 263 estudantes e 29 produtores de conteúdo online. Já foram pagos R$321.500,00. Esse ano, a premiação será de R$39 mil, distribuídos entre os vencedores das oito categorias. Os vencedores também recebem certificado de participação e o troféu Gandhi.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here