Foto: Colégio 7 de Setembro

Para você o que é ser honesto? É fácil viver com honestidade? Um concurso realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) foi buscar respostas com alunos de todas as regiões do país. A cearense de 17 anos, Ana Vitória de Oliveira Marques dissertou sobre o assunto e teve sua redação premiada.

O Concurso de Desenho e Redação é realizado anualmente e busca despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados à ética e a cidadania por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade. O concurso que foi realizado durante o ano de 2018 teve como tema: ser honesto é legal! Crianças e adolescentes de todo o país participaram da disputa, que teve um total de 591.473 estudantes mobilizados.

O concurso

Nas categorias do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, os estudantes participaram com trabalhos do tipo “desenho”, enquanto os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano ao 3º do Ensino Médio, incluindo estudantes matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA), participaram com trabalhos do tipo “redação”.

Já as escolas participaram na categoria Escola Cidadã com “Planos de Mobilização”, no qual descrevem as atividades de engajamento e prática pedagógica para debate do tema no ambiente escolar. Foram premiados os três melhores trabalhos de cada categoria, sem distinção de posição. A lista completa com os ganhadores pode ser vista no portal CGU.

Ceará é destaque

Na categoria Redação, Ana Vitória de Oliveira Marques, aluna do colégio 7 de Setembro teve sua redação premiada dentre as três melhores. Para o diretor do colégio Henrique Soarez, o sentimento é de contentamento. “A gente fica muito feliz. É interessante perceber como é um resultado orgânico. A escola trabalha seis pilares de caráter desde os primeiros anos escolares. Trabalhamos muito forte a redação, que é fundamental para o sucesso também nos vestibulares”, explanou Soares.

O pai da aluna, o professor Marcelo Marques falou sobre o sentimento de orgulho ao receber a notícia. “Hoje, infelizmente a questão da honestidade está em segundo plano. Nós não podemos deixar que isso desapareça. O desejo de justiça e honestidade precisa ser reforçado sempre, dentro de casa e também na escola”, afirmou.

Para a vencedora, a honestidade está dentro de cada um de nós. Não deve ser uma obrigação. Não houve grande dificuldade para expor suas ideias no papel porque esses valores já estão presentes em sua casa. “Acredito que o grande impulso para escrever é o exemplo que tenho dentro de casa. Meus pais sempre me ensinaram que ser honesto é primordial e eu quero levar isso para a vida”, completou Ana Vitória.

Para toda e qualquer profissão a honestidade é fundamental. A jovem estudante quer ser jornalista ou advogada, profissões que lidam com o ser humano e suas subjetividades. A honestidade é condição básica e ela já demonstra estar no caminho certo.

Como Ana Vitória muitos outros estudantes brasileiros participaram e demonstraram que o sentimento de fazer o correto, o respeito, a dignidade e a sinceridade são peças fundamentais para o sucesso pessoal e profissional. E também para uma geração de brasileiros preocupados com o outro e com a justiça. Como escreveu Ana Vitória em sua redação; “a mudança precisa acontecer em cada um de nós…Seja honesto e faça de você um exemplo para que as pessoas ao seu redor possam mudar também”.

Confira a Redação da Aluna Ana Vitória:

Ser honesto é legal_Ana Vitória_3º ANO

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here