Foto: Gentil Barreira

Para celebrar os 90 anos e promover o legado do artista Sérvulo Esmeraldo, o Governo do Estado do Ceará instituiu em 2019, por medida de Lei, o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo. A culminância deste ato é o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos, com curadoria de Dodora Guimarães e Marcus de Lontra Costa, que está sendo realizado até o dia 30 deste mês no Crato, sua terra natal, promovido pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA).

O Campus Pimenta abriga duas exposições do evento: Maciej Babinski – Desenho, Gravura e Pintura, com curadoria de Dodora Guimarães e a Coletiva Conclusiva das Residências Artísticas, resultado das ações formativas desenvolvidas pelo fotógrafo Gentil Barreira e pelas artistas Rochelle Costi e Mônica Nador.

“O Festival foi pensado não apenas para homenagear o artista cratense Sérvulo Esmeraldo, mas principalmente para dar conhecimento ao público das suas ideias, dos projetos que o inspiravam, entre eles o próprio Crato. Queremos fortalecer e movimentar a cena local de forma dinâmica e consequente, envolvendo os artistas e as pessoas que moram no Cariri, fazendo-as mergulhar no pensamento de Sérvulo”, avalia a curadora e presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, idealizadora do evento.

O Festival é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Instituto Cultural do Cariri (ICC), com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado – Secult, e da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com agradecimentos à Enel.

Coletiva Conclusiva Residências Artísticas de Gentil Barreira, Mônica Nador e Rochelle Costi

Em nove dias de imersão e vivências no caldeirão cultural do Cariri cearense, as artistas visuais Rochelle Costi e Mônica Nador e o fotógrafo Gentil Barreira – que fotografou e acompanhou Sérvulo Esmeraldo por mais de 30 anos – trabalharam com artistas previamente inscritos e selecionados oficinas colaborativas, que resultaram na Coletiva Conclusiva das Residências Artísticas, em exposição no Salão da Terra, na URCA – Campus Pimenta.

Programação Paralela

A URCA, o Instituto Cultural do Cariri e a Secretaria da Cultura do Crato promovem uma série de atividades abertas ao público durante o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos. Em parceria com a Secult Crato, a Universidade está promovendo exibições dos documentários “Sérvulo Esmeraldo – O Espaço no Infinito” e “Perfil – Sérvulo Esmeraldo”, este último produzido pela TV Assembléia, nos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O calendário de exibições e os locais estão sendo divulgados nas redes sociais do Instituto Sérvulo Esmeraldo.

No dia 05 de dezembro, às 19h, no Instituto Cultural do Cariri (ICC), acontece a mesa-redonda “O Crato de Sérvulo”, com José Flávio Vieira, Humberto Cabral e Napoleão Tavares Neves. Antes, nos dias 29 e 30, a partir das 10h, a Comunidade do Gesso recebe uma Vivência Estética Compositiva, com André Moraes e Carolina Mapurunga.

Serviço

Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos
DATA: Até 05 de dezembro
LOCAL: Crato/CE
Mais informações: Instagram @institutoservuloesmeraldo/ Facebook https://www.facebook.com/institutoservuloesmeraldo/

Exposições

Coletiva Conclusiva Residências Artísticas: Gentil Barreira, Mônica Nador, Rochelle Costi e Participantes
Maciej Babinski: Desenhos, Gravuras e Pinturas (1961 – 2019)
Local: Campus Pimenta – URCA
Visitação: segunda a sexta, das 08h às 12h, das 14h às 16h e das 18h às 22h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here