A Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes abre inscrições, nesta quinta-feira (31/01), para o curso “Preservação Audiovisual: História, Princípios e Práticas Participativas”, com a doutora em Meios e Processos Audiovisuais Lila Foster. As aulas ocorrerão de 11 a 15 de fevereiro, das 14h às 18h. As inscrições seguem até 7 de fevereiro e devem ser realizadas online por meio do formulário disponível abaixo.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

O curso tem por objetivo introduzir os participantes ao universo da preservação audiovisual partindo da história dos arquivos fílmicos e dos princípios básicos que guiam as práticas de salvaguarda de materiais fílmicos e correlatos: conservação, catalogação, documentação, pesquisa e difusão. Com especial atenção às particularidades do caso brasileiro, serão discutidos os dilemas da preservação audiovisual no Brasil e as estratégias para projetos de preservação fora das cinematecas.

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Ceará, aulas práticas serão ministradas junto ao acervo da instituição, com objetivo de incentivar projetos de pesquisa e preservação que tenham relação direta com histórias e acervos locais.

As atividades fazem parte do Programa de Férias da EAV, realizado durante o mês de janeiro de 2019, que conta com a abertura de cursos gratuitos na área do audiovisual. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Sobre a ministrante

Lila Foster é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP com tese dedicada à história do cinema amador no Brasil. Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, o seu trabalho concentra-se no levantamento da produção amadora e experimental no Brasil. Trabalhou como catalogadora na Cinemateca Brasileira e, no primeiro semestre de 2010, participou do programa de estágios em preservação e curadoria audiovisual da Haghefilm Foundation (Amsterdam) sob a orientação de Paolo Cherchi Usai. É membro do LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (UFF) e da diretoria da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

Serviço

Programa de Férias da EAV – Curso “Preservação Audiovisual: História, Princípios e Práticas Participativas”
Inscrições: até 07/02
Ficha de Inscrição: http://bit.do/eHc9q
Resultado: 08/02
Período: 11 a 15/02
Horário: 14h a 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here