Baú de Leitura chega às praias com novos livros e histórias

1557

A terra do sol e praias, também se tornará, a partir de 2020, na terra dos livros com o lançamento do projeto Baú de Leitura na Praia. Dia 11 de janeiro, às 9h, na Praia do Poço da Draga, no Pavilhão Atlântico, acontece o lançamento do projeto que vai encantar e contar dezenas de histórias do mundo fantástico dos livros. No lançamento do projeto haverá contação de histórias com a Casa do Conto, recital com as senhoras do reisado da comunidade do Poço da Draga, rodas de leitura e um café da manhã para a comunidade.

Haverá exposição de livros de rápida leitura, a exemplo dos cordéis, jornais, contos e poesia, além de histórias em quadrinhos para descontrair e fomentar o interesse por livros entre os banhistas que circulam nos finais de semana nestas praias. A programação segue até o dia 31 de maio (*ver calendário em Serviço)      

O público atendido será ampliado com uma ação direta de promoção da leitura nas praias cearenses. A ideia é trazer um novo foco, destinado ao público em geral que visita as praias de Fortaleza, seja morador, ou turista. O objetivo é promover a leitura em áreas mais vulneráveis. O projeto é uma ideia inspirada no projeto Biblioteca na Praia da cidade Cascais, em Portugal.

O Baú de Leitura na Praia é o mesmo projeto de democratização e acesso à leitura para crianças e jovens da periferia e interior do Estado do Ceará, realizado há mais de 12 anos. Esta é uma ação que tem o apoio exclusivo da SECULT e da ENEL desde 2007 por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 Serão aproveitados os horários de sol e descanso dos visitantes e principalmente as crianças do entorno da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Neste primeiro momento estaremos nas praias do Poço da Draga e Pirambu, mas o projeto se deslocará depois para as praias do Naútico, Meirelles e Titanzinho.

 Estantes do saber

Serão instaladas três estantes personalizadas e um baú de madeira decorado, cada uma com um acervo de 200 livros de variadas editoras em cada praia, basicamente com literatura brasileira e estrangeira universalizada, porém neste acervo serão incluídos livros para crianças, jovens e o público em geral. Cada baú de leitura na praia terá uma tenda ou espaço comunitário, a exemplo do Poço da Draga que ficará com as suas estantes nas praias até 31 de maio de 2020 com um mediador de leitura nas sextas, sábados e domingos, das 9 horas às 15 horas. Em cada praia o facilitador/mediador de leitura deverá ler para as crianças e jovens, tocar um instrumento como forma de criar plateia e falar dos livros e suas histórias fantásticas.

O acervo disponibilizado para leitura é de diversas editoras, na sua grande maioria, cearenses, sejam editoras consolidadas, selos editoriais, ou folhetearia de cordéis, todas estão presentes no acervo do projeto. O leitor pode pegar um exemplar para ler e depois devolver. O facilitador terá uma ficha simples que a pessoa anota os dados e livros de quem está levando para leitura por algumas horas ali na praia.

Assim, haverá um controle do acervo e uma ideia do fluxo de leitores. Haverá ainda a entrega de 10 baús com 400 livros cada, em cidades do interior e em especial nas cidades do litoral cearense.

Os meninos e as meninas da periferia da capital são grandes frequentadores das praias, além dos jovens, e com isso queremos aproveitar este contato descontraído com a natureza para buscar novos leitores e assim tornar Fortaleza ainda mais uma cidade leitora e divertida para a nossa juventude. Todos nós sabermos como as praias de Fortaleza ficam lotadas no verão e queremos aproveitar este público como potenciais leitores. São milhares de turistas, banhistas fortalezenses e vindos do interior para aproveitar o sol, o vento e a água do mar da capital.

Baú de Leitura na Praia

O projeto Baú de Leitura na Praia é uma ação inovadora para despertar e fomentar leitores nos seus melhores momentos, do lazer e do descanso que durante sua execução atenderá cerca de 20.000 usuários/leitores. Receberá ainda a presença de escritores cearenses que tem seus livros no projeto realizando leituras para crianças e público em geral. Portanto, para uma ação inovadora e sua boa execução, teremos a frente a Casa do Conto, importante ONG cearense ligada à promoção da leitura, livro e literatura. São 18 anos de atividades em projetos engajados nas áreas da educação e cultura do povo fortalezense.

Serviço:

Lançamento Projeto Baú de Leitura

Quando: 11 de janeiro de 2020, sábado

Horário: 9h às 11h

Onde: Pavilhão Atlântico, na praia do Poço da Draga

Programação: contação de histórias com a Casa do Conto, recital com as senhoras do reisado da comunidade do Poço da Draga, rodas de leitura e um café da manhã para a comunidade. Todos estão convidados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here