Foto: Arlindo Barreto

 

Foto: Arlindo Barreto

O Reisado Brincantes Cordão do Caroá, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, encerra o ciclo de festejos natalinos com duas atividades. No próximo sábado (5), faz a “Tiração de Reis”, em cortejo pelas ruas do Benfica, com saída às 17h de sua sede (Av. da Universidade, 2910). No domingo (6), promove a festa “Dia de Reis nos jardins da Reitoria”, às 19h, na Av. da Universidade, 2853. Os festejos são gratuitos e abertos ao público.

No próximo dia 5, o reisado revive a tradição popular de visitar as casas da comunidade cantando e dançando. No dia 6, na festa para encerrar o ciclo natalino, o grupo relembra a visita que os três Reis Magos fizeram ao Menino Jesus, “reconhecendo-o como o Messias, o Divino que veio à Terra para nos salvar”, explicam os brincantes no material de divulgação.

De acordo com a tradição cristã, os três Reis Magos são Belchior, o qual presenteou Jesus com ouro, simbolizando sua realeza; Gaspar, que levou incenso, representando a divindade de Jesus; e Baltasar, o qual presenteou o Menino com mirra, erva amarga que é símbolo do sofrimento a ser vivenciado por Cristo.

Desde o último dia 1º de dezembro, o Reisado Brincantes Cordão do Caroá vem festejando o ciclo natalino. Naquele dia, a primeira atividade foi a “Abertura das portas”, na sede do grupo. No dia 24, realizou o “Cortejo de anunciação”, anunciando o nascimento de Jesus. No dia 25 de dezembro, o reisado promoveu o “Cortejo da celebração” para comemorar a chegada do Menino Deus.

“Fechamos o ciclo natalino com muito brilho, luzes e cores, saudando o novo ano que se inicia. É um espetáculo que se tornou tradição na cidade de Fortaleza e traz muita dança, música e personagens que vão levar os espectadores ao mundo encantado do imaginário da cultura popular”, informa o reisado.

Saiba mais

O Cordão do Caroá é um movimento social que vivencia, na tradição popular, os conhecimentos e expressões da nossa cultura, valorizando aspectos que fazem parte da memória, do patrimônio material e simbólico, do conjunto de gestos, das danças e dos significados do mundo imaginário dos artistas populares nordestinos. Construiu uma importante rede de atuação com inúmeros mestres da cultura local, tendo em Juazeiro do Norte seu espaço de maior atuação.

Por meio de viagens para diversas cidades do Brasil, a iniciativa contribui para a difusão da cultura popular cearense. Desenvolve importante trabalho de estudo das células percussivas locais, através do Movimento Percussivo Brincantes Cordão do Caroá, além do Reisado Brincantes Cordão do Caroá, grupo artístico famoso, tanto no cenário estadual quanto no nacional.

Mais informações:
Reisado Brincantes Cordão do Caroá: (85) 98714 7448 / e-mail: brincantescordaodocaroa@gmail.com

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here