Uma sessão de cinema adaptada irá unir crianças e pais numa manhã de sábado toda especial. Em mais uma edição do CineFAZ, a Associação Fortaleza Azul, em parceria com o shopping RioMar Kennedy e com a rede Cinépolis, fará a exibição do filme “Os Incríveis 2”, no sábado (21), às 9h30, em uma sessão de cinema com características específicas e voltada para as necessidades do público infantil pertencente ao espectro autista.

A sessão terá escuridão parcial, som mais baixo, não terá trailers antes do filme principal e, durante a exibição, as crianças podem se levantar e circular pela sala de cinema na hora que quiserem.

O objetivo do projeto CineFAZ é oferecer a oportunidade das crianças com autismo vivenciarem a maravilhosa experiência da Sétima Arte em uma sala de cinema, preparando-as para as sessões comuns. A sessão é gratuita, limitada à lotação da sala. Para participar, os pais interessados devem solicitar o ingresso pelo e-mail projetocinefaz@gmail.com e aguardar a confirmação.

Durante a ação, a Associação Fortaleza Azul estará recebendo doações de alimentos não-perecíveis que serão posteriormente encaminhados para o Instituto Mão Amiga, é uma entidade sem fins lucrativos que atua há mais de 14 anos na promoção da reabilitação e inclusão social da pessoa com deficiência.

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e tem como objetivo reunir familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para ações de conscientização, informação e inclusão desses indivíduos na sociedade. Atualmente, a entidade conta com mais de 250 famílias associadas.

Sobre o Autismo

Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Estima-se que o Autismo afete atualmente cerca de 2% da população mundial. Apesar de estar cada dia mais presente no cotidiano de muitas famílias brasileiras, o Autismo ainda é pouco compreendido socialmente e alvo de preconceito ou desconhecimento.

Esses distúrbios se caracterizam por prejuízos em duas áreas: comunicação social e comportamento estereotipado (repetitivo, restrito, com hiperfocos podendo haver movimentos estereotipados, alterações sensoriais e atraso do desenvolvimento da coordenação fina). Embora todas as pessoas com TEA apresentem tais dificuldades, o comprometimento nos indivíduos se apresenta em intensidades diferentes.

Essas características geralmente aparecem antes dos três anos de vida e podem ser óbvias desde o nascimento ou tornarem-se visíveis ao longo do desenvolvimento.

Serviço:

Sábado, dia 21 de julho, às 9h30
Os Incríveis 2
Envie e-mail para projetocinefaz@gmail.com, com o nome da criança autista e seu acompanhante e aguarde a confirmação. (IMPORTANTE)
O evento é GRATUITO
Estaremos recebendo doações de alimentos não-perecíveis que serão posteriormente encaminhados para o Instituto Mão Amiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here