Foto: Reprodução / CCA

Fundada em 30 de março e instalada em 1° de maio de 1918, a Escola de Agronomia foi  projetada de acordo com os gostos e anseios do início do século XX. Havia uma necessidade de soluções agronômicas para o desenvolvimento agropecuário do Estado do Ceará e formação de um quadro técnico para interferir e trabalhar os efeitos da seca.

História

A Escola foi criada como uma instituição privada, tendo sido estadualizada em 1935, federalizada em 1950 e, finalmente, integrada à Universidade Federal do Ceará (UFC) em 16 de dezembro de 1954. Ao longo desses 100 anos foram formados 5.134 engenheiros agrônomos, além de 2.835 mestres e 461 doutores.

No decorrer dos anos, participou ativamente do processo de desenvolvimento da região, formando engenheiros agrônomos que contribuíram para o aumento da produção e produtividade agrícola, notadamente, do Estado do Ceará.

Vários convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais foram realizados. Merece destaque especial o convênio de cooperação técnica estabelecido com a Universidade do Arizona, na década de 1960, que viria a reforçar o ensino, a pesquisa e o modelo difusionista desse período. Este convênio deu início à internacionalização da Escola de Agronomia, contribuindo também de maneira significativa no processo de internacionalização na UFC.

Confira Programação:                                                                            

02 de maio de 2018

1) Solenidade de Abertura com homenagens a professores, técnico administrativos e instituições parceiras.

Local: Auditório Prof Alzir Barreto (Departamento de Zootecnia – Bloco 809) Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra;

2) Em seguida, será inaugurado o Monumento do Centenário.

Local: Jardim interno da Diretoria do CCA no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

3) Visitação ao Memorial da Escola de Agronomia do Ceará, criado em maio de 2003 e que passou recentemente por um processo de inventário, ações de conservação e reorganização espacial do seu acervo (ficará disponível para visitação todo o ano de 2018).

4) Realização da XXVIII Semana de Agronomia pelos estudantes de Agronomia da UFC no período de 02 a 05 de maio de 2015 no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra Junho de 2018

Junho de 2018

1) Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

2) VI Simpósio em Economia Rural nos dias 07 a 08 de junho de 2018

3) I Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa em Avaliação de Políticas Públicas nos dias 07 e 08 de junho de 2018

Outubro de 2018

– I Workshop dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFC em outubro 2018

Novembro de 2018

– Lançamento do livro dos 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará

Com informações do Centro de Ciências Agrárias da UFC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here