Foto: Divulgação / Assessoria
Foto: Divulgação / Assessoria

Na semana que antecede o Carnaval,  a Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), diversifica suas atividades, e propõe uma semana voltada para crianças, jovens e adultos, tudo num só lugar.

A programação inclui, nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9/2, às 9h e às 14H30, a Contação de Histórias sobre Chiquinha Gonzaga, da Coleção Crianças Famosas. A atividade gratuita, possui classificação etária Livre. Uma ótima opção para grupos de alunos e outros interessados em conhecer o equipamento e aprender um pouco mais sobre Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847- 1935) compositora, pianista e maestrina brasileira, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga. É dela uma das canções carnavalescas mais famosas, “Ó Abre Alas”. O sucesso é considerado a primeira marcha carnavalesca da história.

Três exposições em um só lugar
[ARTES PLÁSTICAS] Abertura da Exposição “Maracatu eternamente Belo” de Canttidio Brasil ocorre nesta sexta-feira, 9/2

Em sua segunda temporada na Biblioteca Pública Espaço Estação, a Exposição “Maracatu Eternamente Belo”, do artista plástico Canttidio Brasil será aberta nesta sexta-feira, 9/2, para celebrar o Carnaval Cearense. Uma abordagem dos diversos aspectos do Maracatu em que o artista usa o pontilhismo como técnica.

Oportunidade de conferir como Canttidio ao usar a delicadeza da técnica empresta às suas imagens a preciosidade religiosa e a leveza dessa manifestação. São mais de 10 obras que compõem a exposição, em uma perfeita interação com o espaço, o período momino e a programação da Biblioteca.

Canttidio Brasil é um pintor independente, alheio aos modismos superficiais, que caminha em sua própria trilha artística. Através de suas tintas e pinceladas ele retrata a cultura do maracatu local em todos os seus sentimentos e cores. “Canttidio age como os antigos miniaturistas. Suas pinceladas são minúsculos pontos de luz que lembram o voo dos vaga-lumes”, ressalta o Curador da Exposição Carlos Macedo. Canttidio também participou de inúmeras exposições, entre elas: II Bienal Estudantil, na Galeria Antônio Bandeira, em 1968; Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, em 1969; Salão de Abril, em 1970, 1972, 1973, 1977 e 1978. A Exposição Maracatu Eternamente Belo estará em cartaz, de 9/2 a 9/3, no Pátio Rachel de Queiroz da Biblioteca Pública. Visitação gratuita de segunda a sexta, das 9hàs 17h e aos sábados das 9h às 15h. Informações 3101 6799.

[LITERATURA] EM CARTAZ no Setor de Obras Cearenses: Acervo de Carnaval

Durante todo o mês de fevereiro, o Setor de Obras Cearenses da Biblioteca Espaço Estação realiza a Exposição de Acervo sobre o CARNAVAL. Celebrando a grande festa popular, a Biblioteca oferece aos seus leitores a oportunidade de conhecer todas as obras juntas, em um acervo literário para muitos desconhecido sobre o Carnaval Cearense. Autores dos primeiros tempos a atualidade estão contidos nessa mostra. A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas e aos Sábados das 9 às 15 horas.

[EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS] Exposição permanente “Varal Fotográfico do Centro” segue aberta à visitação

Iniciada em 19 de agosto, a Exposição do fotógrafo Celso Oliveira “Varal Fotográfico do Centro” é uma celebração ao dia nacional da fotografia. A visitação é livre e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 15h. Celso Oliveira começou a atuar em 1975. Carioca radicado em Fortaleza, trabalhou em importantes veículos da imprensa nacional como as revistas Veja e Visão, além dos Jornais O Globo, Meio Dia, O Povo e Diário do Nordeste. Nos mais de trinta anos de profissão, Celso Oliveira participou de diversas exposições individuais e coletivas, ganhando reconhecimento nacional e internacional com um trabalho que revela além da paixão pela fotografia o olhar sensível sobre o cotidiano e a cultura do Brasil.

Com informações da Secretaria de Cultura do Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here