O narrador e mediador cultural Boniface Ofogo estará pela primeira vez em Fortaleza. Foto: Divulgação / Evento

Idealizado em 2009, pela narradora e educadora Júlia Barros, o festival Lamparina de Histórias: Festival Internacional de Contos, completa 11 anos de atuação e ganha sua primeira edição internacional. O objetivo é valorizar o registro e a preservação da memória oral dos contadores de histórias tradicionais espalhados pelo mundo. Nesta edição, o festival homenageia a tradição oral africana e a cultura afro-brasileira e traz pela primeira vez a Fortaleza, o escritor e narrador Boniface Ofogo. Toda a programação é gratuita e acontecerá de 14 a 16 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, e na Escola Euclides Pereira Gomes, no Pecém.

O evento reúne narração oral, apresentação de teatro de bonecos, mesas redondas, oficinas, apresentações artísticas, shows de Tambor de Crioula, lançamentos literários, feira de livros e artesanato e, ainda, maratona de contos africanos com estudantes da UNILAB. Entre os destaques da programação, estão os espetáculos com o narrador Boniface Ofogo da República de Camarões (África Central) e com a escritora e arte-educadora Madu Costa (MG) sobre as Histórias de Orixás Femininas. Além da apresentação, “Encantados das Águas” de Linete Matias (AL). Mais que uma rica programação cultural com atividades para todos os públicos, o Festival também oportuniza a troca de saberes entre a plateia e os convidados que trazem em seus repertórios de apresentações ensinamentos e vivências das várias comunidades em que atuam.

O festival tem o patrocínio da Enel Geração e da Secretaria da Cultura do Estado Ceará (SECULT), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Banco do Nordeste, parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e realização da Casa da Prosa.

Boniface Ofogo

Boniface Ofogo Nkama é narrador e mediador intercultural. Publicou os livros: “Uma vida de conto” e “O leão de Kandinga”. Nasceu em Bogondo, vila situada no Centro da República de Camarões, em 1966. Estudou Filologia Hispânica e obteve uma bolsa do Governo Espanhol para continuar os estudos em Madrid, aonde chegou em 1988.

Foi mediador social e cultural em vários ayuntamientos da Comunidade de Madrid. Desde 1992, dedica-se a escrever e a narrar contos africanos. É autor de Uma vida de conto, uma autobiografia na qual se enfatiza a importância da tradição oral na África. Também publicou o livro El león Kandinga, que faz parte da inesgotável tradição oral dos Bantu, uma tribo que vive nas savanas e selvas africanas desde a República de
Camarões até a África do Sul. É especialista em fábulas, lendas, mitos e tradições africanas. Atuou por toda a Espanha (Maratona de Contos de Guadalajara, o Fórum das Culturas de Barcelona em 2004, os Festivais da Oralidade de Jaca e Elche). Também visitou a França, o Brasil, a
Costa Rica, a Colômbia e a Argentina. Esta será sua primeira visita a Fortaleza.

Serviço:

Lamparina de Histórias: Festival Internacional de Contos
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza e Escola Euclides Ferreira Gomes no Pecém.
Endereço: Rua Conde d’Eu, 560, Centro.
Datas: 14, 15 e 16 de fevereiro de 2019.
Horários: quinta, sexta e sábado, das 10h às 19h.
Classificação: Livre.
Informações: (85) 98526-1201/ (85) 3252-3343 Casa da Prosa
Acesso para pessoas cadeirantes pela Rua General Bezerril.
Paraciclo disponível no pátio interno.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here