Foto: Debates das Mostras de Cinema, festival 2017. Foto: Alamo Morais
Debates das Mostras de Cinema, festival 2017. Foto: Alamo Morais

O Ministério da Cultura e Enel apresentam a 17º edição do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, que acontece gratuitamente de 11 a 16 de outubro de 2018 em Fortaleza (CE). Além da tradicional mostra de curtas-metragens brasileiros, a edição traz as mostras competitivas de fotografia e bandas universitárias cearenses. Estudantes podem inscrever seus trabalhos até o dia 24 de agosto de 2018 via regulamento e ficha de inscrição disponíveis no site oficial (www.festivalnoia.com.br).

Para participar da Mostra Brasileira de Cinema Universitário e da Mostra Ceará de Cinema Universitário, os filmes precisam ter duração máxima de 25 minutos, com data de realização entre janeiro de 2017 e agosto de 2018. Podem se inscrever curtas de ficção, documentário, animação ou experimental produzidos por realizadores brasileiros regularmente matriculados em instituições de ensino acadêmicas ou técnicas das redes públicas ou privadas. Cada diretor pode submeter até dois filmes para a seleção.

Os curtas-metragens selecionados para a programação devem ser enviados preferencialmente no formato DCP (Digital Cinema Package) nos tamanhos de 2K e 4K. No 2K, os tamanhos são de 1998×1080, com aspect ratio de 1.85:1 e de 2048×858, com aspect ratio de 2.39:1, o aspecto anamórfico ou cinemascope do DCP mais longo. Em 4K, pode ser de 3996×2160 (com janela de 1.85) e 4096×1716 (com janela de 2.39), pois estes são os novos padrões de tamanho e forma na sala de cinema do Centro Dragão do Mar. Os filmes também podem ser enviados em Full HD (1080p) nas extensões .mov .h264, .mkv e .mp4 os quais poderão ser convertidos em DCP.

Os filmes concorrerão ao Troféu NOIA nas seguintes categorias: melhor curta-metragem (júri oficial, júri popular e júri da crítica), direção, roteiro, montagem, edição de som, trilha sonora, fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, atriz, ator e intérprete coadjuvante. A Mostra Ceará premiará o melhor filme de acordo com o voto popular.

Fotografia e Música

Com tema livre, a Mostra Cearense de Fotografia Universitária pretende incentivar a preservação das imagens do cotidiano e valorizar o potencial artístico dos alunos inscritos. Podem participar trabalhos produzidos apenas no Ceará entre janeiro a agosto de 2018, cujo responsável, independentemente de sua nacionalidade, resida e estude no Ceará na época da produção da foto.

Serão aceitas fotografias digitais, tiradas de câmera profissional ou celular, desde que a câmera tenha pelo menos 8 MP de resolução e o arquivo gerado seja com no mínimo 2 MB. O júri avaliará as obras selecionadas e concederá o Troféu NOIA, durante cerimônia de encerramento, na categoria de Melhor Fotografia e Melhor Série.

Para a Mostra Cearense de Bandas Universitárias, podem participar bandas universitárias de qualquer estilo musical, que tenham em sua formação, pelo menos, 2 (dois) integrantes universitários. Cada banda deverá inscrever, no mínimo, quatro músicas originais (criação individual ou coletiva, independente do estilo musical, em qualquer idioma), sendo o restante do repertório de livre escolha. A soma total do repertório, apresentado no ato da inscrição, não pode ultrapassar o tempo limite de 25 minutos.

Os vencedores serão escolhidos por voto popular e pelo júri oficial. O Troféu NOIA será concedido nas categorias: melhor banda (júri oficial e júri popular) e melhor música autoral (júri oficial).

Programação Paralela

A programação também contará com oficinas, debates, seminários, feira acadêmica, vídeo mapping e interferências artísticas, continuando a trilhar outros caminhos com a mescla de linguagens artísticas que unificam com o audiovisual. O NOIA também estará em diálogo direto com as universidades brasileiras, incentivando a participação das instituições e dos próprios alunos nas mostras e nas ações paralelas, como o Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário, Pitchings com emissoras de televisão e produtoras, Feira Acadêmica das Artes, Sessão NOIA Kids, Sessão Acesso NOIA e Mostra Paralela Internacional de Curtas-metragens.

O 17º NOIA é apresentado pelo Ministério da Cultura e Enel, com realização da PROPONO Consultoria Executiva, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult/CE) via Mecenas Estadual (Lei Nº 13.811/2006), patrocínio da Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultural (MinC), da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Governo Federal do Brasil, apoio cultural da Enel (Companhia Energética do Ceará – Coelce), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 1Bando, VAAC, KARTHAZ e Grupo Manga.

Serviço:

17º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário
Inscrições abertas até o dia 24 de agosto de 2018
www.festivalnoia.com.br
Informações: (85) 3039.0059
producaofestivalnoia@gmail.com
consultor@propono.com.br

Siga no Instagram: @festivalnoia
Curta no Facebook: /festivalnoiaoficial
Acompanhe o Twitter: @festivalnoia

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE
Data do Festival: 11 a 16 de outubro de 2018
Horário e Classificação indicativa: Consultar programação
Entrada gratuita (sujeita à lotação do cinema): Retirar ingresso na bilheteria antes de cada sessão.

Com informações da Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here