Imagem da caminhada realizada em 2017. Foto: Jhonatam Viana
Imagem da caminhada realizada em 2017. Foto: Jhonatam Viana

Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza está entre as capitais brasileiras que irão participar da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, que acontecerá neste sábado (24), a partir das 9h, na Praça do Ferreira. A EndoMarcha é um evento mundial e ocorrerá no mesmo dia em mais de 80 países. No Brasil, além da capital cearense, a marcha será realizada em Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Feira de Santana, Florianópolis, Londrina, Maringá, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

O movimento acontece no Mês de Conscientização da Endometriose. A marcha no Brasil, realizada desde 2014, é organizada pelo blog “Endometriose e Eu” e tem como principal objetivo conscientizar a sociedade e buscar por melhorias no atendimento público para diagnóstico e tratamento da doença. No Ceará, a mobilização é liderada pelo Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará (GAMPECE), com apoio da Clínica de Reprodução Humana Evangelista Torquato e de outras entidades.

“Para que tenhamos resultados nas políticas públicas, temos que trabalhar a conscientização da população e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce”, destaca Liana Herculano, que é portadora de endometriose e coordena a marcha no Ceará.

De acordo com o Dr. Evangelista Torquato, a endometriose é caracterizada pela presença de endométrio, camada uterina que se renova mensalmente pela menstruação, em locais fora do útero. Manifesta-se em quatro estágios (mínima, leve, moderada e severa) e não tem cura. O especialista alerta que as mulheres devem ficar atentas às dores que aumentam de intensidade conforme o transcorrer dos ciclos menstruais. “Quanto mais cedo se detecta a doença, mais rápido um tratamento adequado poderá ser iniciado. Precisamos olhar essa paciente em sua integridade: buscando devolver a qualidade de vida que a endometriose tirou”, explica o Dr. Evangelista Torquato.

Como participar

A concentração para a marcha será a mesma em todas as regiões: 9h. Às 10h, serão iniciadas as caminhadas para conscientização da doença. Para participar, as (os) interessadas (os) devem realizar seu cadastro gratuitamente no link goo.gl/Et5DUp.

Serviço

EndoMarcha 2018 – Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose
Dia: 24 de março de 2018 – Às 9 horas
Inscrições: bit.ly/2gAXqAn

Mais informações:
Liana Herculano – Coordenadora da EndoMarcha Fortaleza
(85) 98852.4098 Oi/ 99959.5608 Tim / endomarcha.fortaleza@gmail.com
Clínica Evangelista Torquato: (85) 3031.6060

Com informações da Assessoria de comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here