Foto: Joana Mary B. Soares

Em evento realizado na última quarta-feira (25), o Centro Universitário Estácio do Ceará promoveu um diálogo entre a comunidade acadêmica, os representantes da sociedade civil e os governos municipais e estaduais. O evento aconteceu dentro das atividades do Universo Estácio, no campus Parangaba. O II Fórum de Responsabilidade Social  teve como proposta reunir representantes dos diversos setores da sociedade idealizadores e realizadores de projetos relevantes e assertivos na perspectiva da Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, Inclusão, Inclusão social e Meio Ambiente para dialogar e integrar um grupo para trabalhar a partir das potencialidades apresentadas.

A coordenadora geral do Núcleo de Responsabilidade Social da Estácio Ceará Joana Mary Barreira Soares falou um pouco da importância do debate. “Estamos compromissados com a Responsabilidade Social. Nosso compromisso vem desde 2003.O Pacto uma oportunidade única do Ministério da Educação e do Ministério de Cidadania e Justiça trabalhar em conjunto com as IES em prol da promoção do respeito a diversidade, da cultura de paz e pelos direitos humanos”, afirmou Joana.

Além do momento de discussão que reuniu profissionais de diversos setores a proposta também foi de formar um comitê para adesão do Centro Universitário Estácio do Ceará ao Pacto Nacional Universitário do Ministério de Educação.  “Os diferentes olhares aos desafios expostos servirão também para conduzir aqueles profissionais e alunos que querem participar do comitê gestor e, posteriormente, conduzir a adesão da instituição de ensino ao Pacto”, explica a coordenadora. 

O Pacto

O Ministério da Educação e o Ministério da Justiça e Cidadania em iniciativa conjunta promovem o Pacto Universitário pela promoção e respeito à diversidade da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos. O Pacto procura contemplar cinco eixos estratégicos para as atividades de educação em direitos humanos que são: ensino, pesquisa, extensão, gestão, convivência comunitária e universitária.

Aberto à adesão das Instituições de Educação Superior (IES) e de Entidades Apoiadoras (EAs), o objetivo do Pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES.

O diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, Professor Daniel Ximenes, fez uma declaração positiva sobre o Pacto, disponível no site do Governo Federal: “O Pacto Universitário surgiu há um ano e hoje contamos com 322 faculdades e universidades em todo o Brasil, sendo 47 federais e 30 estaduais, ganhando um grande corpo.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here