Foto: Divulgação / Evento
Foto: Divulgação / Evento

Palestras, Mostra Fotográfica, Espaços Jurídico e Infantil e Rodas de Conversa unem pais e crianças, profissionais de saúde e educação em dois dias de trocas de saberes e experiências sobre o Autismo

Estima-se que o Autismo afete atualmente cerca de 2% da população mundial; O termo geral é utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Apesar de estar cada dia mais presente no cotidiano de muitas famílias brasileiras, o Autismo ainda é pouco compreendido socialmente e alvo de preconceito ou desconhecimento.

Para levar informação e reunir pais e crianças autistas com profissionais da saúde e da educação e interessados em conhecer mais sobre o assunto, a Associação Fortaleza Azul (FAZ) promove nos dias 7 e 8 de abril, no Espaço de Eventos do Shopping Rio Mar Kennedy, a II Jornada FAZ, com o tema “Partilhando Saberes num Espectro de Possibilidades”. Toda a programação é gratuita.

Na Jornada, serão abordados diversos temas relevantes para o universo do autismo. Para as explanações, a Fortaleza Azul convidou profissionais de várias áreas da saúde e da educação, como Médicos (Pediatra, Neuropediatra, Alergologista, Gastropediatra), Nutricionista, Musicoterapeuta, Psicopedagogo, Psicólogos, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta. Em paralelo, um grupo de advogados que formam a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-Ceará estará no Espaço Jurídico prestando esclarecimentos sobre os direitos das pessoas com TEA. A programação contará ainda com a participação de autistas e suas famílias contribuindo com suas ricas experiências pessoais.

A II Jornada FAZ marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, e faz parte de uma ampla programação nacional que tem como objetivo ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com o transtorno. “Estamos muito felizes com a parceria firmada com o shopping RioMar Kennedy para a nossa Jornada, pois acreditamos estar levando informação e conhecimento a muitos pais de outras áreas de Fortaleza que não costumam ter eventos tão específicos na área do Autismo”, explica Fernanda Cavalieri, presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ). “Com isso, a FAZ espera unir as nossas mais de 200 Famílias já associadas com um universo de novas pessoas que se juntarão neste movimento em defesa do respeito e da compreensão aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista”, reforça Fernanda.

Informação e Diversão

A abertura da programação será no sábado, dia 7, às 19 horas, com uma apresentação musical, seguida às 19h20 da palestra “Sintomas Gastrointestinais em Crianças com Transtorno do Espectro Autista”, com a médica Christiane Leite. Às 20h10 será a vez do neurologista infantil André Cabral abordará o tema “Autismo – Perguntas mais Comuns no Consultório”.

No domingo, dia 8, a programação tem início às 13 horas com uma apresentação musical, seguida de uma Roda de Conversa com autistas, abordando o TEA e as Habilidades Sociais. A série de palestras começa às 14 horas, com a Dra. Janaira Fernandes, que falará sobre “TEA x Alergias: o que sabemos”. Às 14h50, “A Relação entre o Comportamento Problema e a Linguagem: como lidar?” será o tema da fala das profissionais Raquel Lobo e Mayra Laís. Às 16 horas, o musicoterapeuta Glairton Santiago mostrará aos presentes aspectos da “Musicoterapia na Comunicação expressiva da Pessoa com TEA”.

O ciclo de palestras tem sequência às 16h40 com a palestra “Efeitos da Fisioterapia em Indivíduos com TEA”, com a fisioterapeuta Mávia Ximenes. A psicopedagoga Kelma Peres sobre ao palco às 17h30 para falar sobre “A Psicopedagogia e o Autismo: Construindo pontes para a Aprendizagem”. Outro aspecto muito demandado por pais é tema da palestra da nutricionista Ticiane Aragão, às 18h10, em “O Impacto da Nutrição no TEA”. Encerrando as atividades, a terapeuta ocupacional Raquel Benevides falará sobre “O Desenvolvimento Sensorial da Criança Autista”.

Enquanto os pais assistem às palestras, obtém novos conhecimentos e trocam experiências entre si e com os profissionais da saúde, as crianças poderão se divertir no Espaço Infantil montado com inúmeros brinquedos ao lado da arena de palestras. No local, profissionais especializados em Acompanhamento Terapêutico (ATs) junto com psicólogos da Imagine Terapia Comportamental estarão realizando atividades dirigidas com as crianças, com o mesmo carinho e atenção com as quais as atendem durante as sessões de terapia.

Sobre o Autismo

Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Esses distúrbios se caracterizam por prejuízos em duas áreas: comunicação social e comportamento estereotipado (repetitivo, restrito, com hiperfocos podendo haver movimentos estereotipados, alterações sensoriais e atraso do desenvolvimento da coordenação fina). Embora todas as pessoas com TEA apresentem tais dificuldades, o comprometimento nos indivíduos se apresenta em intensidades diferentes.

Essas características geralmente aparecem antes dos três anos de vida e podem ser óbvias desde o nascimento ou tornarem-se visíveis ao longo do desenvolvimento.

Sobre a FAZ

A Associação Fortaleza Azul (FAZ) existe desde 2015 e tem como objetivo reunir familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para ações de conscientização, informação e inclusão desses indivíduos na sociedade. Atualmente, a entidade conta com cerca de 200 famílias associadas.

Serviço

II Jornada da FAZ – “Autismo: partilhando saberes num espectro de possibilidades”
Sábado, dia 7 de abril (das 19h às 21 h) e Domingo, 8 de abril (das 13h às 20h)
Local Shopping Rio Mar Kennedy – Espaço de Eventos L3
Palestras, Mostra Fotográfica, Espaço Jurídico, Espaço Infantil e Rodas de Conversa
Como participar? Não será necessário realizar inscrição prévia.
O evento é Gratuito. Sujeito à lotação do espaço
Informações: Site da FAZ – www.faz.org.br

Com informações da Assessoria do Evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here