Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

Quando viajar é praticamente impossível, os livros trazem a possibilidade de conhecer o mundo e de viver novas experiências sem sair do lugar. Em ambientes como casas de acolhimento, a leitura é uma fonte de informação e de diversão para crianças e adolescentes.

Para estimular ainda mais este hábito a Defensoria Pública, através do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública na Infância e Juventude (Nadij), promoveu o concurso “Uma viagem dentro do livro”, I Concurso Defensoria Amiga dos Abrigos de Redação da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O Concurso é destinado a crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, em acolhimento institucional no município de Fortaleza.

As redações produzidas por três adolescentes foram selecionadas dentre 47 textos recebidos de 12 casas de acolhimento de Fortaleza. As redações foram avaliadas pelos defensores públicos do Nadij.

Os jovens ganhadores receberão como prêmio um tablet, que será entregue no próximo dia 23 de fevereiro, às 9h, na casa de acolhimento Nova Vida. Neste dia serão entregues também os livros que foram arrecadados pelo Nadij na campanha realizada no mês da criança.

O defensor público e supervisor do Núcleo, Adriano Leitinho, ressalta a iniciativa destacando que o concurso incentivou a prática da leitura por crianças e adolescentes, abrindo portas para um mundo que eles não conhecem e não têm acesso, estimulando o desenvolvimento mental e, mais do que tudo, o crescimento intelectual dessas crianças. “Além disso, o concurso alimenta um saudável espírito competitivo e transmite para as crianças e para os adolescentes acolhidos a ideia de que o importante nem sempre é ganhar, mas participar e tirar o maior proveito das oportunidades que são dadas.

Eles ficaram bastante empolgados com a atividade e o que mais me chamou a atenção foi o espírito solidário entre eles, principalmente dos que faziam parte da mesma unidade de acolhimento, pois todos queriam ganhar para levar os livros para a sua instituição”, comenta Adriano Leitinho.

O objetivo desta iniciativa é promover a educação e a cultura de crianças e adolescentes em acolhimento institucional ou familiar bem como garantir o direito de participação consagrado não apenas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 como pela Convenção da ONU sobre Direitos da Criança de 1989.

Serviço

Entrega da Premiação do concurso:Uma Viagem Dentro dos Livros
Dia 23/02/2018 às 9h na Casa de Acolhimento Nova Vida

Com informações da Defensoria Pública do Estado do Ceará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here