Foto: Divulgação / Evento
Foto: Divulgação / Evento

Com objetivo de valorizar os costumes tradicionais dos fortalezenses, democratizando o acesso a práticas e saberes culturais, acontecerá nesta quinta-feira (08), a Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza, no Centro Cultural Belchior.

A programação gratuita começa às 18h e traz oficina de mamulengos para crianças e adolescentes, além das apresentações culturais do Maracatu Nação Iracema, Afoxé Acabaca, Bloco a Turma do Mamão e Escola de Samba Império Ideal.

O projeto promoverá a realização de uma oficina de manipulação de mamulengos voltada para as crianças até 12 anos com organização da teatróloga Reijane Reinaldo, ex-integrante do Boi Tungão do Mestre Pedro Boca Rica e diretora do teatro da Boca Rica, espaço instituído em homenagem ao maior mestre mamulengueiro do Nordeste Brasileiro, que se vivo completaria 80 anos de nascimento.

“O nosso objetivo é colaborar com ações que garantem o desenvolvimento de práticas de criação e difusão cultural, no âmbito da cultura e da infância, de uma tradição da cultura popular, recentemente considerada patrimônio cultural do Brasil, e com forte expressão no Ceará, o teatro de bonecos ou mamulengos”, explica Rejane Reinaldo, produtora cultural que está a frente desse projeto.

Também se apresentam as agremiações carnavalescas de Fortaleza, contempladas em toda sua diversidade: do maracatu e do afoxé aos blocos e cordões, até a escola de samba. O projeto Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza é uma realização do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente; com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará, por meio do XII Edital Carnaval do Ceará.

“O projeto vem promover a valorização das tradições carnavalescas do município, o fortalecimento das políticas de patrimônio, a preservação da memória e difusão dos usos e costumes do ciclo carnavalesco do Ceará, garantindo que crianças e jovens da comunidade do entorno do Dragão do Mar, do Poço da Draga e da Praia de Iracema tenham acesso às formações e produções culturais, contribuindo assim para o entretenimento e desenvolvimento da cidadania”, destaca Rejane.

Serviço

Mostra Agremiações Carnavalescas de Fortaleza
Data: 08/02/18 (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua Pacajus, 123- Praia de Iracema)

Com informações da Assessoria do Evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here