Foto: Ribamar Neto

A Mostra Sesc de Culturas Cariri, que em 2019 acontece de 08 a 12 de novembro, também vai se transformar em um verdadeiro espaço de intercâmbio de vivências, com rodas de conversa entre artistas, agentes e produtores culturais da região e de outros estados. Essa é a principal proposta do Papo Criativo, com encontros onde o público vai ter a chance de compartilhar experiências sobre processo criativo, método de trabalho, produção e sustentabilidade cultural, com a intermediação de curadores convidados.

No dia 08/11, às 15h, a Casa Ninho, no Crato, recebe as artistas SouPixo e Luna Vitrolira, que vão abordar questões em suas obras, como parte do projeto “Vozes Mulheres: Simetria do Belo e o Amor às Vezes é Isso”. No dia 09/11, às 10h, nomes como Andréa Dall´Olio, Carine Fiuza, Felipe Salles e Shambuyi Wetu vão estar no Sesc Juazeiro para a “Apresentação das Poéticas Artísticas: Diálogos Artísticos”. A ideia do encontro é promover diálogos sobre arte, tendo como foco as poéticas dos artistas em cartaz na galeria de arte da unidade em questão durante a Mostra.

Outro destaque do Papo Criativo é o encontro “Balanço o Mundo: Diálogos Sobre Música Tradicional e Contemporaneidade”, que acontece no dia 09/11, às 9h, também no Sesc Juazeiro, com a Coutto Orchestra, de Sergipe, e Mestra Marinês do Coco Frei Damião trocando ideias e experiências sobre as possibilidades de se aliar diferentes estilos. Já no dia 12/11, às 18h, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, e o Grupo Ninho De Teatro, do Crato, vão falar sobre mecanismos de sustentabilidade pela perspectiva de Teatro de grupo. Com exceção da “Apresentação das Poéticas Artísticas: Diálogos Artísticos”, toda a programação do Papo Criativo vai contar com tradução em LIBRAS.

“O Papo Criativo proporciona ao público um momento de formação a partir de uma nova perspectiva, que é a de estar em contato direto com os artistas. É por meio dos encontros que podemos perceber os caminhos que esses artistas usaram para criar suas obras e como eles se inseriram no mercado. Não deixa de ser uma forma de também entender como funciona toda essa cadeia criativa”, explica George Belisário, Supervisor de Cultura do Sesc Crato.

Workshops e oficinas

Dentro da programação das Ações Formativas, além do Papo Criativo, o público também vai ter a oportunidade de participar dos workshops “Paisagens Urbanas”, com o Coletivo Liquida Ação, que acontece nos dias 08 e 09/11, de 13h às 17h, e “Inspiração”, com o Núcleo de Pesquisa Beckett-We, nos dia 09 e 10/11, de 13h às 17h. Ambos vão ser realizados na Unidade Sesc Juazeiro do Norte. Além disso, entre os dias 08 a 12/11, a Mostra realiza o projeto Pensando Verde, em que o público vai poder participar de oficinas, vivências e troca de livros por mudas de plantas.

As Ações Formativas, inclusive o Papo Criativo, são gratuitas e com vagas limitadas. Os interessados em participar já podem se inscrever no site https://bit.ly/2pYAPES.

Solidariedade

Para os shows de abertura e encerramento, além dos espetáculos e apresentações em lugares fechados, é necessária a doação antecipada de 2 kg de alimentos não perecíveis. Os interessados podem adquiri-los de forma antecipada, a partir do dia 04/11, assim como no dia das apresentações, de acordo com a disponibilidade e limitação de público. Os pontos de troca são as unidades do Sesc em Juazeiro do Norte e no Crato, de 8h às 17h.

Serviço:

Papo Criativo
Período: 08 a 12 de novembro
Inscrições: https://bit.ly/2pYAPES

Mostra Sesc de Culturas Cariri
Período: 08 a 12 de novembro
Local: Região do Cariri

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here