Informação necessária.
 

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber nosso informativo eletrônico:
Nome: Informação necessária.
E-mail: Informação necessária.E-mail inválido.
 
Youtube Twitter Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

SAIU NA MÍDIA

  29/03/2017 
AUTISMO

Evento busca conscientizar e diminuir o preconceito sobre o transtorno

 “Autismo: sou mais que um diagnóstico”  fará abordagem sobre políticas públicas e estratégias contemporâneas de tratamento e inclusão social

Foto: Divulgação / Assessoria

Você sabe o que é o  autismo ou conhece alguém que tenha o transtorno? Para a maioria das pessoas, a resposta é não. O autismo ainda é um assunto “distante” que gera dúvidas e preconceito. Essa “desinformação” implica pais com receio de fazer atividades em público com os filhos autistas, o que prejudica o desenvolvimento social da criança.
 
Com o objetivo de informar sobre o transtorno, que afeta 70 milhões de pessoas no mundo, diminuir o preconceito, ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas e as estratégias contemporâneas de tratamento e inclusão social proporcionando assim qualidade de vida das pessoas com autismo, seus familiares e o sistema que lhes envolve, o Shopping Benfica, em parceria com a Associação Pintando o SeteAzul, de pais e amigos de autistas, realizará programação especial “Autismo: sou mais que um diagnóstico”, de 31/03 a 29/04.
 
Nos dias 31/03 e 01/04, acontecerá a primeira Feira do Norte e Nordeste de Conscientização do Autismo, com  exposição de produtos, escolas, materiais, soluções, serviços, tecnologias, iniciativas e programas para pessoas autistas. Segundo a presidente da Associação Pintando o SeteAzul, Kellyane Chaves, o evento “será uma ferramenta de aproximação entre familiares e profissionais “.
 
Assim como a feira, profissionais de educação, especialmente quem trabalha com educação inclusiva, terá um aliado no ensino. Na programação realizada no Shopping Benfica será lançado o 1º Guia do Autismo para Educação. Será um verdadeiro “beabá” com informações básicas, com abordagens apropriadas desde a recepção dos professores a autistas até métodos de aprendizagem. “São 12 passos para a professora fazer e ajudá-los na escola”, afirma a presidente da Associação. O Guia será lançado dia 1º de abril. Nesse dia será feito ciclo de palestras gratuitas com especialistas.
 
Dia 8 de abril a programação apresentará bate papo com psicóloga Felícia dos Santos  e apresentação do grupo musical Flores de Abril, formado por mães e pais de crianças autistas.
 
Arte a favor da inclusão social
No dia 31 de março será inaugurada a exposição fotográfica “Autismo: Sou Mais que um Diagnóstico”. A coletiva apresenta 20 painéis fotográficos, com jovens autistas em atividades do dia a dia. As imagens buscam revelar a essência e a espontaneidade do autista e chamar atenção para importância da inserção social dessa população.
 
Outra forma de arte que auxilia na inclusão social de autistas é o cinema. Durante as sessões, as crianças são estimuladas a participar de atividades culturais em companhia com os pais, o que aproxima o elo entre eles e possibilita a descoberta e a adaptação a ambientes externos.
 
Dia 23 de abril, os Cinemas Benfica realizarão a 6ª edição do Cine Azul, no qual o ambiente da sessão é modificado especialmente para atender às necessidades da pessoa com autismo. Parte da iluminação permanece acesa durante todo o filme e o volume também é diminuído. Esses fatores são importantes para a acomodação do autista, que se sente mais seguro.

Programação
·Dias 31/03 a 01/04
1ª Feira do Norte e Nordeste de Conscientização do Autismo
Dia 31/03, das 19h às 22h
Dia 01/04, das 10h às 22h
·De 31/03 a 29/04
Exposição fotográfica “Autismo: sou mais que um diagnóstico”
Das 10h às 22h
·Dia 08/04
Bate papo com psicóloga Felícia dos Santos  e apresentação do grupo musical Flores de Abril
Das 10h às 12h
·Dia 23/04
Cine Azul – sessão de cinema especial para autistas. Participação mediante inscrição
Das 13h às 15h

Serviço:
Evento “Autismo: sou mais que um diagnóstico” busca conscientizar população e diminuir o preconceito sobre o transtorno
Aberto ao público
Mais informações: 3243-1000.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Última atualização: 30/03/2017 às 10:18:47
 

Notícias Relacionadas

07/02/2017    "Luto por respeito, direitos, saúde, educação", afirma pedagoga Sandra Ribeiro
17/10/2014    Fátima Dourado, da Casa da Esperança, é vencedora do Prêmio Cláudia 2014
10/06/2014    Médica Fátima Dourado, da Casa da Esperança, é finalista do Prêmio Cláudia
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

PÁGINA INICIAL

 
 

Copyright © 2009-2017 Agência da Boa Notícia  •  Todos os direitos reservados.
Av. Des. Moreira, 2120, sala 1307 - Aldeota  •  CEP: 60170-002  •  Fortaleza - CE
Fone/Fax: (85) 3224.5509  •  E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

    www.igenio.com.br