Informação necessária.
 

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber nosso informativo eletrônico:
Nome: Informação necessária.
E-mail: Informação necessária.E-mail inválido.
Youtube Twitter Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

NOTÍCIAS

  09/06/2013 
TERAPIA COMUNITÁRIA

Em 25 anos, projeto 4 Varas realizou quase 2 milhões de atendimentos

Você já ouviu falar de Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa (TCI)? O nome parece teórico demais, porém, a metodologia “permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades” – (conceito estabelecido pelo trabalho Terapia Comunitária Integrativa na Atenção Básica a Saúde, coordenado pelo Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto, fundador do projeto 4 Varas). Bebendo dessa fonte, o projeto 4 Varas, situado no Pirambu, celebra, no próximo dia 6 de junho, 25 anos de existência e quase dois milhões de atendimentos.

O número exato é 1.926.860 atendimentos. As transformações nessa comunidade, no entanto, não são possíveis quantificar. Em um quarto de século, as ações beneficiaram pessoas nas suas diversas necessidades, diante das diferentes modalidades de serviços prestados pelo Projeto 4 Varas, também conhecido por Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária – MISMEC-CE. O projeto desenvolve uma experiência de terapia de comunidades em uma favela, em que procura resgatar a dimensão contextual, sem perder de vista a dimensão individual, biológica, psicológica, inter-relacional e ambiental

Segundo a publicação organizada pelo Dr. Adalberto, citada anteriormente, a Terapia Comunitária “centra a sua ação no sofrimento e não na patologia (sofrimento esse causado pelas situações estressantes de vida e do cotidiano), criando espaços de partilha, digerimos a ansiedade paralisante que traz riscos para a saúde.”

Neste contexto, o MISMEC-CE / 4 Varas oferece como atividades: Terapia Comunitária, Resgate da Auto-Estima, Massoterapia, Exercício de Liberação dos Traumas, Yoga, Casa da Memória, Escolinha Espaço de Convivência Casa de Maria, Farmácia Viva, Ateliê de Arte e Terapia e Teatro Zé e Maria.

Atividades
A Terapia Comunitária tem como objetivo valorizar o papel da família e da rede de comunicação que estabelece em seu meio; reforçar a distância interna de cada indivíduo para que descubra seus valores, suas potencialidades e torne-se mais autônomo e menos dependente; favorecer o desenvolvimento comunitário, prevenindo e combatendo as situações de desintegração dos indivíduos e das famílias através da restauração e fortalecimento dos laços sociais.

O Resgate da Auto-Estima: visa estimular e elevar a autoestima; trabalha as tensões, o stress, as raivas, o perdão, o resgate da criança interior, as preocupações da mente, a integração do masculino com o feminino, o centramento corpo e mente.

A Massoterapia: as massagens terapêuticas têm como objetivo tratar o indivíduo dos efeitos do stress, depressão, tensões do corpo e insônia. Atendimentos - Mês: 1.170; Ano: 14.040; 25 anos: 351.000.

O Exercício de Liberação dos Traumas: é realizado por meio da Técnica para Redução do Estress Comunitário – TREC, que possibilitam exercícios práticos para estimular o mecanismo natural do organismo – tremores - e restabelecer o estado de relaxamento profundo, na superação do estress. Tem como objetivo reduzir o estresse e a ansiedade, transtornos do pânico, depressão, somatizações, na superação de experiências traumáticas. Atendimentos - Mês: 95; Ano: 1140; 3 anos: 3420.

O Yoga: é uma técnica onde o indivíduo é colocado em contato com o próprio íntimo e assim aprimora a capacidade de auto-observação. Tem como objetivo essencial proporcionar uma vida mais integrada, com equilíbrio em vários níveis: físico, mental, social, intelectual, emocional e espiritual, além de sentir-se bem consigo mesmo e ter uma vida plena. Atendimentos - Mês: 120; 1 Ano: 1.440.

A Escolinha Espaço de Convivência Casa de Maria: orienta com base na Pedagogia de FREINET, ou seja, possibilita que a criança descubra, através da observação, percepção, desenhos etc., suas potencialidades, o trabalho, a arte, a reflexão através das experiências, bem como observar, agir e pensar por si mesma e educar através do trabalho com a natureza. Atendimentos – Ano: 8.512; 25 anos: 212.800.

A Farmácia Viva: é um laboratório rústico para produção de medicamentos através do cultivo de ervas medicinais, rigorosamente selecionadas pelo horto de plantas medicinais da Universidade Federal do Ceará - UFC e acompanhados por profissionais qualificados.
Atendimentos – 25 anos: 780.000 aproximadamente.

O Ateliê de Arte e Terapia: espaço destinado aos adolescentes filhos de alcóolatras ou pertencentes a famílias em dificuldades. Estes jovens desenvolvem atividades de desenhos, fazendo cartões, tirando, de parte destas atividades, o sustento de suas famílias. Atendimentos – Ano: 19.200; Até 2008: 345.600.

O Teatro Zé e Maria: tem como objetivo tirar crianças e adolescentes da ociosidade e proporcioná-las uma autovalorização e crescimento de seus potencias, descoberta de dons artísticos e culturais, resgate da autoestima, desenvolvimento da dicção e expressão corporal e da autoestima. Atendimentos – Ano: 2.291,20; 25 anos: 57.280.

Saiba mais
Conforme o MISMEC-CE, o projeto foi idealizado quando Adalberto Barreto, psiquiatra e antropólogo, chegou a Quatro Varas (1987) através de seu irmão, o advogado Airton Barreto, morador do Pirambu há vários anos e Coordenador do Centro dos Direitos Humanos do Pirambu – Amor e Justiça. Dr. Airton fundou um centro de atendimento jurídico, localizado no mesmo bairro, destinado às pessoas que têm seus direitos humanos violados.

Inicialmente, Airton mandava moradores do bairro ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará para os cuidados psiquiátricos de Adalberto e seus alunos. Entretanto, o número de pessoas chegadas do Pirambu começou a aumentar muito e tornou-se inviável continuarem os trabalhos. Dr. Adalberto resolveu, então, transferir seu trabalho para o nascedouro dos problemas, a comunidade.

No primeiro encontro, os direitos humanos reuniam as pessoas vítimas de conflitos e com sofrimento psíquico sob um cajueiro, sentadas no chão, em troncos de árvores, em cadeiras ou mesmo em pé e Dr. Adalberto, com seus alunos, deram início à sessão. “Eu sou psiquiatra e tenho um saber que aprendi na universidade. Cada um de vocês tem o saber de sua vida, de sua cultura, de seus antepassados negros, indígenas ou europeus. Todo mundo é doutor de sua própria vivência. Cada história vivida é uma lição aprendida. Nossa terapia será a partilha desta sabedoria aprendida com nossas vidas”, refletiu Dr. Adalberto com seus pacientes. (Fonte: MISMEC-CE. Divulgação do texto no site http://www.consciencia.net)

Apoio
O Projeto tem o apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC; da Associação Brasileira de Terapia Comunitária – ABRATECOM; da Prefeitura Municipal de Fortaleza; do Serviço Social da Indústria – SESI; e Movimento EMAUS. Estabelece ainda Parcerias com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça e Ministério da Saúde.

Serviço
Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária – MISMEC-CE/ 4 Varas
Rua Profeta Isaias 456 – Pirambu
Fortaleza-Ce – CEP: 60333-765
Tel.: (85) 3228-3848
projeto@4varas.com.br

Com informações do MISMEC-CE e do site http://www.consciencia.net
Para ler na íntegra o trabalho coordenado pelo Dr. Adalberto de Paula Barreto - Terapia Comunitária Integrativa na Atenção Básica a Saúde – clique aqui.

Última atualização: 10/06/2013 às 09:46:15
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Enviado por marilene em 08/04/2014 às 14:22:32
boa tarde amigos terapeutas que a paz do senhor esteja com vcs
Enviado por VcQNSkKJTMo em 21/06/2013 às 23:34:14
Que esta nova caminhada seja rteelpa de sucesso.Estamos todos muito felizes e empenhados em fazer o melhor.Conto com o apoio de toda a equipe!Um super beijoAna Paula S. Caiado
Mostrando registros: de 1 a 2
Total de registros: 2
 

Copyright © 2009-2012 Agência da Boa Notícia  •  Todos os direitos reservados.
Av. Des. Moreira, 2120, sala 1307 - Aldeota  •  CEP: 60170-002  •  Fortaleza - CE
Fone/Fax: (85) 3224.5509  •  E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

    www.igenio.com.br