O evento acontece no mês de abril, data mundialmente reconhecida por ações e iniciativas relacionadas ao debate sobre o autismo, sobretudo na produção e promoção de conhecimento e consequente esclarecimento do grande público. Todo o período é alusivo ao dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data estabelecida em 2007 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e comemorada anualmente desde 2008.

A atividade é uma promoção do ProCria, um grupo interdisciplinar que atende, em Fortaleza, gestantes, bebês, crianças de 0 a 3 anos e seus cuidadores, que se encontrem em situação de sofrimento psíquico. As atividades do grupo têm por finalidade detectar, por meio do uso de instrumentos e conhecimentos específicos, possíveis riscos para o desenvolvimento infantil e assim intervir precocemente, sempre trabalhando em parceria com a família, a escola e instituições em geral, além de também capacitar diferentes especialidades profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, fortalecendo com isso um diálogo permanente.

Os profissionais participantes do ProCria entendem que cuidar de bebês e crianças muito pequenas, que já apresentem algum sinal de sofrimento ou risco à sua constituição psíquica e ao seu desenvolvimento, e de seus cuidadores, é um desafio que se faz hoje sobretudo à saúde pública e às políticas públicas em geral. Nesse sentido, é sustentado que a detecção e a intervenção precoces diante de impasses no desenvolvimento é fundamental para minimizar possíveis danos ou prejuízos, antes mesmo que eles se instalem e possam comprometer o funcionamento global do indivíduo.

Cláudia Mascarenhas

A palestrante é Psicanalista, Especialista em Psicopatologia do Bebê (Université de Paris Nord) e Epistemologia da Psicanálise (UNICAMP), Mestre em Filosofia da Ciência (UNICAMP) e Doutora em Psicologia Clínica (USP), atua também como consultora do Ministério da Saúde, além de possuir vasta experiência com o protocolo PREAUT, auxiliar na detecção e na intervenção precoce em situações envolvendo riscos para o desenvolvimento infantil, em especial, o autismo, tendo sido co-coordenadora nacional de pesquisa envolvendo o instrumento, entre os anos de 2006 e 2014.

Serviço

Palestra – Quando o bebê não está bem: A importância do trabalho em conjunto com Cláudia Mascarenhas
Dia 28/04/2018, de 9 às 13h
Local:UniFanor
Av. Santos Dumont, 7500 – Auditório 2
Valor:
R$ 30,00, estudantes de graduação
R$ 50,00, profissionais
Pagamento:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1888
Operação: 013
Conta poupança: 44.457-3
Nome: Suyanne Parente Alencar
CPF: 512.075.833-91
Contatos:
procriafortaleza@hotmail.com
(85) 9 8820 4888
(85) 9 8884 7001

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here