Foto: Divulgação / Programa Turma Legal

O programa Turma Legal é um recurso para professores regentes desenvolverem a capacidade empática e cooperativa, a resiliência e o autocuidado dos alunos do 1o ao 5o ano do ensino fundamental. Segue um paradigma de integração ao cotidiano de sala de aula e de simplicidade de execução.
A participação individual do professor é gratuita.

O núcleo do programa consiste na realização de duas atividades simples de até 40 minutos de duração, todos os meses. Além da formação integral das crianças, outros objetivos do programa são aumentar o rendimento escolar (mais coesão da turma e aumento da resiliência dos alunos às causas familiares e sociais que bloqueiam a aprendizagem), dar melhores condições de trabalho aos professores (menos indisciplina), prevenir o bullying e preparar a criança para a adolescência. Em várias escolas o Programa é conteúdo do Ensino Religioso.

empatia + cooperação + resiliência + autocuidado = programa turma legal

A empatia e a cooperação são a base do comportamento pró-social (de ajuda ao outro e participação positiva na sociedade e na escola). Fundamentam a cultura da paz.

A resiliência permite lidar com problemas e superar obstáculos. É crucial para as crianças com problema de aprendizagem por fatores familiares ou sociais.

O autocuidado é a atenção que se exerce sobre si mesmo para ter uma vida sadia.

O objetivo é formar na infância essa atitude para a adolescência sem riscos.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas aqui. A inscrição individual do professor é gratuita. Já para escolas, para todas as turmas do 1º ao 5º ano com participação obrigatória da coordenação pedagógica, é cobrado R$75, ao ano.

Realização

Comunicação e Cultura, uma entidade sem fins lucrativos que apoia a educação pública desde 2001. O Programa Turma Legal está em andamento desde 2014. Em 2018 participaram em torno de 700 turmas de todo o Brasil (20 estados).

Como funciona?

O Turma Legal 2019 terá início no dia 04 de março de 2019. Os professores receberão por e-mail uma programação com planos de aulas detalhados e autoexplicativos das atividades a realizar duas vezes ao mês (turmas do 1º ao 5º ano). Recebem também três vídeo aulas de formação e textos conceituais instigantes resumidos. Há uma interação com os participantes através de e-mail e de um Ambiente de Educação à Distância.

Serviço

www.empatianaescola.org.br e www.comcultura.org.br (institucional)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here