Foto: Divulgação / Assessoria
Foto: Divulgação / Assessoria

O projeto cultural e arte-educativo “Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar” completa 15 anos em 2018, e para comemorar a data, apresentará no dia 17 de maio, às 14h, uma sessão especial aberta ao público no palco principal do TJA.A edição de aniversário ocorrerá concomitante à programação Teatro de Portas Abertas.

A iniciativa promove ação cultural e educativa destinada aos(às) alunos(as) e aos(às) professores(as) de escolas da rede pública municipal de ensino, e neste dia específico estenderá suas ações ao grande público, como forma de contribuir para a difusão da arte e do conhecimento do maior patrimônio histórico e cultural do Ceará.

De forma lúdica e contextualizada, os anfitriões Beto, Bia, Bento e Bel Alencar, além de Bulu, levarão o público a um passeio inesquecível por todas as dependências do TJA. A aventura começa no Pátio Nobre, depois passando pelo Foyer, Torrinha, Camarotes, Plateia, Palco Principal, Porão, Jardim Burle Marx, tudo isso com o intuito de desenvolver uma percepção mais lúdica e possibilitar ações multidisciplinares, bem como fomentar a formação de plateia do púbico infanto-juvenil.

Após desbravar todos os espaços do José de Alencar, o público será conduzido ao palco principal para prestigiar a apresentação do espetáculo infantil “O Segredo de Cocachim”, de Denise Crispun, que conta a história de dois amigos que encontram um mapa que leva a uma ilha que esconde um tesouro milenar.

“A concretização deste projeto é a realização de um sonho, de um desejo: contribuir para a formação cultural de crianças, em especial, alunos(as) da rede pública de ensino e conseguir implantar na íntegra todas suas etapas. É um Projeto arrojado e bem estruturado”, defende Robério Diógenes, diretor e idealizador do projeto.

Programação Acessível nos dias 22 e 24 de maio

A edição 2018 de aniversário também contará com Programação Acessível, nos dias 22 e 24 de maio, no turno manhã, direcionada a pessoas com necessidades especiais. A sistemática será a mesma aplicada nos demais dias, com ônibus no trajeto escola/teatro/escola, visita guiada e distribuição de lanche. Todo esse processo será a acompanhado por uma equipe totalmente capacitada para dar suporte de Audiodescrição (AD), por meio de transmissores, para os deficientes visuais, e de Libras, para os deficientes auditivos, com dois intérpretes para a peça “O Segredo de Cocachim”.

Klístenes Braga, Doutor em Educação com ênfase em Educação Acessível e Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual Acessível, é o responsável pela equipe que acolherá e acompanhará os alunos durante toda a visita, para que nada deixe de ser apreciado por eles.

O conceito de Acessibilidade Cultural pode ser entendido como um conjunto de medidas previamente planejadas para assegurar o acesso e a fruição das pessoas com deficiência aos bens, produtos, serviços e atividades culturais, bem como aos locais e eventos destinados à difusão cultural, de forma ampla, irrestrita e autônoma. “Momentos como esses devem ser celebrados. Por isso, a atividade foi incluída nesta edição. Era um desejo antigo, que, com a parceria do Klístenes, será possível”, comemora Robério Diógenes.

Visita Espetacular, um legado arte-educativo

O projeto Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, que está à frente do Instituto Teatro Público. A ideia nasceu da necessidade de promover arte e educação por meio das artes cênicas para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está sendo desenvolvido.

Nesta perspectiva, o projeto tem levado ação cultural a escolas públicas da rede municipal, com um roteiro composto por encontros pedagógicos para professores, visitas orientadas por atores para alunos(as), seguidas de espetáculos teatrais, distribuição de materiais pedagógicos, doação de livros de literatura infantil às escolas participantes, lanches e transporte. Como resultado o projeto objetiva ainda a inclusão social, formação de plateia, incentivo à leitura, educação patrimonial e artístico cultural.

“A arte é uma forma de conhecimento vivenciada pelo ato de sentir. A educação estética, princípio teórico-metodológico norteador das nossas ações, fundamentadas neste princípio, possibilita aos seus alunos (as), o exercício das potencialidades expressivas e criativas por meio dos saberes em arte, ajudando-os a compreender, refletir e representar a realidade na qual estão inseridos. Assim, é que habilidades como observação, percepção e imaginação, são desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa. O Teatro em suas múltiplas possibilidades constitui-se numa linguagem realizadora por excelência, destes exercícios”. Edneia Quinto, Consultora Artístico-Pedagógica

Realizado em parceria com o Theatro José de Alencar, a iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do edital Mecenas do Ceará, da Enel e do Jornal O POVO. Nesta edição especial de aniversário serão contemplados os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

Programação

O Visita Espetacular segue com programações educativas voltadas aos alunos(as) da rede pública municipal de ensino nos dias 17/05 (à tarde – edição especial de aniversário do projeto e do TJA); 22/05 (manhã – sessão acessível); 24/05 (manhã – sessão acessível e tarde); 29/05 (manhã e tarde); 05/06 (manhã e tarde) e 07/06 (manhã e tarde).

Serviço:

Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar – edição de aniversário e programação acessível

Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Data: 17 de maio (quinta), às 14h | 22 e 24 de maio (terça e quinta), às 08h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: aberto ao público
Informações: (85) 3101.2583

Com informações da Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here