Foto: Divulgação/Evento

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será celebrado com uma programação especial nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Exibição de filmes e apresentações artísticas no Cineteatro São Luiz, palestras na Biblioteca Pública Espaço Estação, Museu do Ceará e Casa de Juvenal Galeno, além de uma Missa Afro no Theatro José de Alencar e o Festival Internacional de Folclore do Ceará estão programados para acontecer em alusão à data. A programação dos equipamentos pode ser conferida no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.

Museu do Ceará
O Museu do Ceará realizou, no dia 16/11, a oficina colaborativa para a reformulação do módulo Escravidão e Abolicionismo no Ceará, componente da exposição de longa duração do Museu do Ceará. Com a atividade, o Museu do Ceará convida professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados nas questões que envolvem o Negro e a História do Ceará para participarem do processo de reelaboração da proposta expositiva do módulo “Escravidão e Abolicionismo no Ceará”.

Já na manhã do dia 21 de novembro, a partir de 8h, acontece no Museu o urso de Formação Política para Mulheres Negras, ministrado em parceria com o Instituto Negra do Ceará – INEGRA. No dia 23 de novembro, às 10h, é a vez da palestra sobre o dia da Consciência Negra, com a Professora Mestra em História, Cícera Barbosa, do Instituto INEGRA. Toda a programação é aberta ao público.

Cineteatro São Luiz
O curta-metragem “Cappuccino com Canela” Curta-metragem escrito e dirigido por Déo Cardoso (o mesmo diretor de “Pode me chamar de Nadí”), será exibido no Cineteatro São Luiz, no dia 20 de novembro, às 11h, seguindo de debate. A programação inteira tem entrada franca.

Durante o mês de novembro, o São Luiz também exibe o curta-metragem “Disque Quilombola”, de David Reeks, que retrata aspectos da cultura afrodescendente dentro da programação do projeto ‘Escola no Cinema”, a ser realizado nos dias 07, 08, 14, 16, 17, 22, 23 e 24/11, com sessões sempre às 9h e 14h30, para escolas e outras instituições, com agendamento prévio.

Casa de Juvenal Galeno
A casa da cultura popular cearense realiza no dia 20/11, às 17h, duas palestras envolvendo a temática do Dia da Consciência Negra, em parceria com Academia Afrocearense de Letras (AAFROCEL). A primeira delas é intitulada “A criação do Movimento Negro”, ministrada pela professora Joelma Gentil. A segunda se chama “Gênero e Racismo”, ministrada por Thiana Rodrigues.

Theatro José de Alencar
No dia 21 de novembro, às 17h, no Theatro José de Alencar, acontece um momento de celebração intitulado Missa Inculturada – Missa Afro, com o Maracatu Nação Iracema. A Missa Inculturada acontece no dia da Consciência Negra e busca refletir sobre a memória de Zumbi dos Palmares, líder quilombola martirizado em defesa da liberdade do povo negro. O Maracatu Nação Iracema irá apresentar partes da Missa Inculturada que reúne elementos da cultura afro-brasileira em memória da história e da cultura do povo negro, presente no uso das cores, na música, nas danças e na reverência à memória dos antepassados.

Biblioteca Pública Espaço Estação
Já no dia 21/11, às 14h, a Biblioteca Pública do Ceará – Espaço Estação realiza a Leitura Compartilha especial, trazendo a acessibilidade para as leituras de mundo, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. O objetivo da atividade é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira. A Biblioteca celebra a data trazendo a Leitura Compartilhada, que é uma forma acessível de leitura coletiva, realizada por uma pessoa com deficiência auditiva e uma pessoa com deficiência visual, contemplando a leitura em Braille e a tradução em libras. Seguida a essa leitura, haverá uma palestra com Hilário Ferreira, pesquisador da Cultura e História do Negro no Ceará. A atividade é gratuita.

Com informações da Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here