O Instituto Terre des hommes Brasil e a Coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), promovem no dia 13 de fevereiro, às 9h, no auditório da Biblioteca da Unifor, o Seminário Mídia e Direitos Humanos para a Infância e Juventude: um olhar para a cultura de paz. O evento é gratuito e tem o objetivo de sensibilizar jornalistas locais e estudantes de Comunicação Social sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, promovendo a cultura de paz a partir do papel social da mídia. O seminário é voltado para jornalistas e estudantes de Comunicação Social (Jornalismo), e tem o intuito de discutir a abordagem da imprensa local em casos diversos de violência e de violação dos direitos de crianças e adolescentes. As palestrantes serão a jornalista e escritora Suzana Varjão, consultora da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi); e a jornalista Eulália Camurça, editora de Núcleo do Sistema Verdes Mares (SVM).

Iniciativas como essa são atos de resistência contra as investidas da barbárie e em favor da caminhada civilizatória. São barricadas humanistas erguidas no campo simbólico – a arena de luta da palavra, que afeta, constrói, modifica, legitima realidades. Parabéns e obrigada por nos incluírem nessa batalha!”, afirmou Suzana Varjão, ao ressaltar a importância da realização do evento.

Eulália Camurça também falou sobre a contribuição que o seminário trará para os jornalistas e estudantes: “A expectativa é que o compartilhamento de experiências e inquietações contribuam para ampliar e qualificar o debate para a pauta sempre urgente da infância e da juventude. Há sempre muito o que se aprender neste campo que demanda muita atenção e um tratamento diferenciado”. Além da apresentação das duas palestrantes, ao final do evento, será lançado o “Manual Comunicação e Direitos Humanos – Infância e Juventude em Pauta”, uma publicação do Instituto Tdh Brasil. O seminário é cofinanciado pela Kindernothilfe (KNH).

Conheça o perfil das palestrantes

– Suzana Varjão

Jornalista, escritora e pesquisadora, Suzana Varjão tem pautado o exercício profissional pela defesa de direitos humanos – principalmente, de grupamentos vulneráveis da população brasileira. Atuando nesses campos, recebeu 28 distinções, concedidas por organizações locais, nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Agência Internacional de Notícias, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa. Mestre em Cultura & Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenou pesquisas importantes sobre comunicação & direitos, como “Imprensa & Racismo”, pela Andi, sendo autora, entre outros, dos livros “Micropoderes, macroviolências: mídia impressa, aparato policial” e “Violações de direitos na mídia brasileira”, dois estudos sobre a palavra e seu impacto na construção da ordem social.

– Eulália Camurça

Doutoranda em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC), mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará, a jornalista Eulália Camurça possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza. Atualmente, é professora das disciplinas de Legislação e Ética, Projeto Integrado de Webjornalismo, Filosofia do Direito, Direito da Infância e Juventude e Hermenêutica Jurídica do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7); e editora de Telejornalismo do Sistema Verdes Mares.

Mais informações: (85) 3263 1142

Faça a sua inscrição e confirme sua presença: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3IA_hDbnltv6HhkPZo17M_HTL6aYKKMy56m4jf3wJe8kRbg/viewform?vc=0&c=0&w=1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here