Foto: Reprodução / Assessoria
Foto: Reprodução / Assessoria

Nesta quarta-feira (22/8), o Sesc, instituição que integra do Sistema Fecomércio-CE, dá início à programação do VIII Encontro Sesc Povos do Mar, com show do Ednardo, regata, apresentação de grupos culturais e práticas alimentares. As atividades são gratuitas e começam a partir das 8h da manhã em Fortaleza e seguem no final do dia em Caucaia.

A primeira atividade é partir das 8h da manhã com a Regata de Jangadeiros da Vila do Mar (Fortaleza), saindo da enseada do município em direção à foz do Rio Ceará. Mais tarde, as atividades acontecem no Sesc Iparana Hotel Ecológico e a primeira delas é às 18h com o Maracatu Az de Ouro, grupo cultural reconhecido dentro e fora do Ceará. Já, às 19h30 é iniciada a Solenidade de Abertura do Encontro, com a Banda de Música do Município do Pecém, de São Gonçalo do Amarante.

Dando continuidade a programação de abertura, às 20h, o público é convidado a participar da primeira prática alimentar, com a socialização e degustação do camurupim assado na brasa, basquetada, peixe assado na quenga de côco, tudo envolvendo as técnicas tradicionais das comunidades litorâneas participantes do Encontro.

Para encerrar, o público confere ainda o show, a partir das 20h30, do cearense Ednardo, cantor-compositor nascido em Fortaleza. O artista já lançou 14 álbuns e compôs mais de 300 músicas, além de ser autor de sucessos como “Pavão Mysteriozo”, “Terral”, “Beira Mar” e muitas outras canções.

Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar

Tudo começa muito antes dos cinco dias de programação, quando o Sesc Ceará realiza visitas e reuniões de mobilização e articulação in loco nas comunidades participantes do Encontro. O objetivo é de tecer e fortalecer a Rede Sesc Povos do Mar, composta de artesãos, pescadores, marisqueiros, mestre de cultura que, em um grande momento, se encontram e partilham seus saberes, fazeres e experiências entre si e com o público visitante.

Ao longo da programação são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar.

Ao todo, participam cerca de 300 representantes das comunidades litorâneas, além de outros 100 representantes das comunidades vizinhas. 1.500 pessoas participam da programação como integrantes de comunidades costeiras e outras mais 5 mil devem acompanhar a programação como visitantes. O legado do projeto pioneiro é o fortalecimento de uma Rede Social Sesc para defesa das identidades, preservação de suas memórias e o fortalecimento comunitário das comunidades costeiras.

Programação

Programação de 22/8 (quarta-feira)
Regata de Jangadas
Horário: a partir das 8h
Percurso: Vila do Mar (Fortaleza) à Foz do Rio Ceará

Apresentações culturais
Horário: 18h
Solenidade de Abertura
Horário: 19h30
Práticas alimentares
Horário: 20h
Show do cantor Ednardo
Horário: 20h30
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)

Serviço

VIII Encontro Sesc Povos do Mar
Programação completa no site: www.sesc-ce.com.br
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250.

Com informações da assessoria do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here