Estão abertas, até 22/11, as inscrições on line para o primeiro festival de atletismo promovido pelo Sesc. O evento é aberto ao público e tem o objetivo de difundir a modalidade entre jovens esportistas com idade entre 13 e 17 anos, amadores ou profissionais, residentes em Fortaleza e Região Metropolitana.

Cerca de 200 participantes são esperados nas provas masculinas e femininas de corrida (100, 200 e 400 metros), marcha atlética (5.000 metros); arremesso de peso, disco e dardo e de salto à distância. O Festival vai acontecer dia 30 de novembro, de 8h às 12h e de 13h às 18h, no Estádio de Atletismo da Unifor.

Em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo e a Federação Cearense de Atletismo, as provas terão arbitragem profissional, de acordo com as normas oficiais do esporte. Os participantes podem ser integrantes dos nos núcleos sociais do Projeto Sesc Ativo, atletas autônomos ou esportistas registrados à FCAT e CBAt. Para o público externo é pedida a doação de dois quilos de alimentos.

Formação esportiva

Há quatro anos o projeto Sesc Ativo prepara atletas na Associação Pique do Atletismo em Caucaia. Cerca de quinze crianças e adolescentes de baixa renda fazem parte desse grupo, cinco dos quais são federados e competem em torneios nacionais. “Estes atletas treinam em pista de terra, fazem todo o sacrifício e conseguem bons resultados”, explica o professor de Educação Física do Sesc Ativo, Rafael Cartaxo.

Em setembro, a adolescente Isadora da Silva Carneiro, de 13 anos venceu a etapa regional de atletismo nos Jogos Escolares. A aluna treina atletismo no Sesc há cerca de uma ano alcançou o primeiro lugar na disputa dos 1.000 metros livres, seu próximo desafio será etapa nacional que será disputada em Blumenau (SC), de 16 a 30 e novembro.

Os treinamentos priorizam a iniciação esportiva inclusiva para todos os níveis, com foco nos aspectos recreativos e educativos, mas é possível também formação de novos atletas.“Ludicidade ou jogos condicionados são grandes ferramentas de iniciação ao esporte” , explica Rafael. O professor percebe que as competições motivam os alunos e os bons resultados são importantes para buscar apoio e patrocínio.

Os festivais esportivos realizados pelo Sesc são também estratégias de desenvolvimento pessoal, promoção de intercâmbio técnico e a descoberta de novos talentos. “Temos buscado oportunizar torneios e festivais em diversas modalidades. Convidamos equipes, atletas e possibilitamos vivências porque acreditamos que o aluno deve se desenvolver por completo, para isso precisa ter uma gama de informações, técnicas, táticas, comportamentais e socioafetivas”, explica o supervisor do Projeto Sesc Ativo, Samuel Mota.

Sobre o Sesc Ativo

Projeto de incentivo à prática consciente e permanente de exercícios físicos e dos esportes. Atualmente são atendidas cerca de 1800 pessoas em com 24 núcleos espalhados nos bairros de Fortaleza, região metropolitana e Interior com diversas modalidades esportivas para a população

Serviço

Inscrições on line para Festival Sesc Ativo de Atletismo
Período: até 22 de novembro
Inscreva-se gratuitamente

Festival Sesc Ativo de Atletismo
Data: 30 de novembro
Horário: 8h às 12 e 13h às 18h
Local: Estádio de Atletismo da Unifor
Categorias: Sub 16 e Sub 18

Masculino: Corridas rasas: 100, 200 e 400 metros. Marcha Atlética: 5.000 metros. Arremesso/Lançamentos: Peso (6kg), Disco (2kg), Dardo (800g) Salto: Distância.

Feminino: Corridas rasas: 100, 200 e 400 metros. Marcha Atlética: 3.000 metros. Arremesso/Lançamentos: Peso (4kg) , Disco (1kg), Dardo (600g) Salto: Distância

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here