Dia 25 de maio é o dia nacional da adoção. Segundo o Cadastro Nacional de Adoções, em 2016, foram concluídos 1226 processos de adoção de crianças e adolescentes em todo o país.

O Brasil tem mais interessados em adotar do que crianças e adolescentes disponíveis para adoção. A média no cadastro nacional é de cinco pretendentes para cada criança disponível e, mesmo assim, muitas passam a vida nos abrigos. É que elas nem sempre se encaixam nos desejos dos adotantes.

A jornalista Karine Zaranza, presidente da Ong Acalanto, informa que esse ano serão realizados dois momentos de interação para lembrar e conscientizar as pessoas da importância do “adotar”.

A primeira atividade será o bate papo adotivo, dia 27 de maio, as 9h, na Assembleia Legislativa de Fortaleza. As advogadas Aline Muniz e Marine Barros estarão explicando e tirando todas as dúvidas sobre o caminho percorridos por futuros papais e mamães que demonstrem o desejo de adotar.

Ainda no dia 27 será realizado o “Piquenique Adotivo”, na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. Será um momento de reflexão e simbologia. Balões e corações irão representar as crianças e adolescentes que estão nas instituições de acolhimento ainda sem o direito a viver em família como também aqueles que aguardam na fila de adoção.

Números

Segundo o Ministério Público do Ceará, 1260 crianças vivem em abrigos no Estado. Desse total, 267 estão disponíveis para adoção, sendo que 125 passam pelo processo de veiculação.Em 2015 foram concluídos 34 processos de adoção no Ceará. Em 2016, o número saltou para 56. O ano de 2017 findou com um total de 55 adoções. As informações foram fornecidas pela Ong Acalanto.

Sobre a Acalanto

Foi através de encontros transformadores entre pais e filhos, amigos e queridos desconhecidos que a Acalanto Fortaleza se tornou um Grupo de Apoio à Adoção (GAA), que atua desde 2013, oferecendo apoio jurídico e psicológico a pais adotivos e pretendentes a adoção. A missão é desenvolver um trabalho de esclarecimento, estímulo e encaminhamento a adoção.​

O objetivo é evitar o abandono de crianças e adolescentes por suas famílias biológicas, fortalecendo o vínculo afetivo; orientar sobre o processo de adoção e oferecer suporte através de orientações jurídicas e psicológicas e de reuniões de pais; além de trabalhar por uma nova cultura da adoção e por uma atitude adotiva em todos os setores da sociedade.

Serviço

Eventos sobre o dia Nacional da Adoção
Dia 27 de maio de 2018
Bate papo adotivo às 9 h
Assembleia Legislativa de Fortaleza
Com espaço kids (necessário levar lanche para sua criança)
*proibida entrada de bermuda

Piquenique Adotivo
Praça Luíza Távora a partir das 15h
Informações: (85) 989001390

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here